Iporã - Paraná

segunda-feira, 26 de março de 2012

Proprietário do Jornal Costa Oeste é assassinado

Onei de Moura, foi assassinado no último sábado.
Santa Helena vive mais um capítulo na história de sangue e impunidade. Desta vez, a vítima foi o proprietário do Jornal Costa Oeste, Onei de Moura, 42 anos, semanário que circula aos sábados, em várias cidades da região Oeste.
O Jornal Costa Oeste é filiado à Adjori/PR – Associação dos Jornais e Revistas do Estado do Paraná e a diagramação do jornal era feita pela equipe de diagramação do Jornal Novo Tempo, em Santa Izabel do Oeste, há cerca de um ano e meio.
Onei era casado com Iandra De Conto, cuja família reside em Salgado Filho, no sudoeste do Paraná. Liderança municipal, Onei ocupou a direção municipal do PSDB e uma secretaria municipal no mandato passado. Onei também conquistava destaque com a editoria através do Jornal que comandava, especialmente na vanguarda dos interesses da população de Santa Helena, não se calando aos sequentes rumores de corrupção e descasos para com o trato das coisas públicas.
O Jornal Costa Oeste está no seu 16º ano de circulação e com 715 edições editadas e circuladas.

O diretor do Jornal Novo Tempo, presidente da Adjor/PR e vice-presidente da Adjori-Brasil, Sérgio Jonikaites soube do ocorrido somente na noite de domingo e lamenta que de forma covarde a vida de um jovem embresário da comunicação fosse ceifada, e acredita que as autoridades estaduais e federais e a Justiça elucidarão o caso o mais rápido possível. “Em defesa da liberdade de expressão, de informar a comunidade sobre os acontecimentos, especialmente as denúncias de obscuridade na gestão pública, é preciso que a situação de Santa Helena seja levada a sério e elucidada o quanto antes. Este não é um caso isolado, muitos proprirtário de jornais e revistas são ameaçados, muitos jornalistas intimidados. Ao se calar, quem perde é a população. Agora, está nas mãos da Segurança Pública e da Justiça, a real apuração dos fatos e a aplicação da Lei, para que as perseguições e as ameaças não se perpetuem e que vidas não sejam ceifadas da maneira mais covarde, que é o assassinato”, disse Sérgio.

ADJORI/PR repudia violência e clama por justiça e segurança

O Estado do Paraná foi palco de execuções de dois profissionais da comunicação, neste final de semana. A violência assolou as cidades de Santa Helena, onde no sábado, 24, foi morto a tiros por um pistoleiro de aluguel, o sócio-proprietário do Jornal Costa Oeste, Onei de Moura, 41 anos de idade e Foz do Iguaçu, que na segunda-feira, 26, teve executado também a tiros, o radialista Divino Aparecido Carvalho, líder de audiência na cidade e região. Ambos não tiveram a oportunidade de se defender e foram submetidos ao fim de suas vidas, com crueldade e covardia.
A Associação dos Jornais e Revistas do Estado do Paraná – ADJORI/PR vem a público repudiar os atos de violência, que de forma covarde ceifaram vidas de pessoas que trataram com ética e moral, o papel de bem informar os seus leitores e ouvintes. Por outro lado, exigimos das autoridades competentes para que tratem da apuração dos fatos com isenção para que a Justiça possa ser exercida na sua plenitude e com isso, possa transmitir aos moradores destas cidades e aos paranaenses, a segurança da paz e do direito de ir e vir, de trabalhar e especialmente, de exercer o direito de bem informar a população.
Lamentamos os fatos ocorridos que deixaram órfãos milhares de leitores e ouvintes e causaram muita dor para os familiares, amigos e funcionários das empresas a que estes cidadãos dedicaram a vida.
Que o medo não cale a voz de quem tem a sagrada missão de levar à população, a verdade dos fatos.
Que o medo não engesse as nossas autoridades e muito menos, as faça reféns das ameaças e das perseguições a que são submetidas muitas pessoas do bem. Acreditamos que a Secretaria de Segurança Pública do Paraná e o Poder Judiciário trabalharão de forma equilibrada e responsável para dar à população paranaense, uma resposta satisfatória.
Aos profissionais da Comunicação, Onei de Mora e Divino Aparecido Carvalho, que deixaram o nosso meio, por atos covardes de pessoas que carregam o desprezo pela vida, o nosso reconhecimento pelo profissionalismo e a defesa dos direitos do exercício da cidadania a que sempre se submeteram. Aos seus familiares, colegas de trabalho e funcionários, as nossas condolências e a certeza de que eles foram homens honrados e nada desabona a conduta e a sensatez.

Santa Izabel do Oeste, 26 de março de 2012