Iporã - Paraná

segunda-feira, 18 de maio de 2015

Dilma prepara pacote de aumento de impostos


O governo Dilma pretende combinar os cortes em gastos previstos no Orçamento deste ano com uma nova rodada de aumento de impostos. O objetivo da medida, preparada pelo Ministério da Fazenda, é reforçar o ajuste fiscal e afastar o risco de rebaixamento da nota de crédito do Brasil.
A presidente começou a discutir neste domingo (17), com os ministros Joaquim Levy (Fazenda), Nelson Barbosa (Planejamento) e Aloizio Mercadante (Casa Civil), o tamanho do contingenciamento, que será definido após negociações nesta semana com o Congresso. O corte deve ser da ordem de R$ 70 bilhões. Hoje, o tema será retomado na reunião de coordenação política do governo.
Na Fazenda, a avaliação é que quanto menor for o corte, maior será a necessidade de "complementação" com aumento de impostos. Prevalecendo a visão de Levy sobre o corte, a decisão deve gerar atritos com o PT, cujos parlamentares defendem um ajuste menos amargo.
Entre os auxiliares de Dilma, a defesa de Levy por um bloqueio mais severo tem por objetivo não só acenar aos agentes financeiros, mas também proteger as contas públicas de eventuais alterações promovidas pelo Congresso no projeto de lei que revê a política de desoneração da folha de pagamento, outra medida fundamental para fechar as contas oficiais.
O martelo sobre a amplitude do contingenciamento só deve ser batido após a votação desta proposta na Câmara, prevista para ocorrer às vésperas do anúncio dos cortes, nesta semana. As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.

PSDB deve ter candidato à Prefeitura em Curitiba

A cúpula do PSDB anunciou ontem a decisão de lançar candidato próprio às prefeituras das principais cidades do Estado nas eleições de 2016, principalmente em Curitiba. Segundo fontes tucanas, o PSDB quer ampliar o número de prefeitos e vereadores na eleição do ano que vem. E para isso, pretende diminuir as concessões a aliados e tentar lançar candidatos nas 399 cidades do Estado, principalmente em Curitiba. As informações são do Bem Paraná. O número de prefeitos eleitos pelo PSDB em 2004 era de 150, passou para 157 em 2008 e caiu para 137, em 2012. Há 11 anos o partido tinha 1.148 vereadores. Em 2012 foram eleitos apenas 979. Em Curitiba, em 2008, os tucanos elegeram 13 parlamentares e chegaram a ter 14 com a adesão de Professor Galdino. Mas em 2012, sem candidato, a legenda conseguiu o retorno de apenas 4 nomes - Galdino, Felipe Braga, Beto Moraes e Serginho do Posto. Secretário-geral do PSDB paranaense, o presidente da Assembleia Legislativa, deputado Ademar Traiano, em convenção do mês que vem, confirma a estratégia“O PSDB lançará candidatos nas principais cidades”, explica.

Tenista de Iporã vence competição em Campo Mourão

O atleta de Tênis de quadra Adolar Rainerio Schemmer esteve representando A. A. B. B. (Associação Atlética Banco do Brasil) do município de Iporã em competição realizada no último sábado. O evento aconteceu na cidade de Campo Mourão e contou com a participação de competidores de vários municípios e, em diversas modalidades. Alem de Adolar que obteve o primeiro lugar, o atleta Lucas Palin também recebeu premiação na modalidade de Xadrez por ficar com a premiação de segundo lugar. Ao todos 15 atletas estiveram competindo por Iporã nos Jogos Regionais de AABBs.