Iporã - Paraná

sábado, 3 de março de 2012

Governador Beto Richa esteve em Iporã

O governador Beto Richa (PSDB), esteve ontem (3) na cidade de Iporã. O motivo da visita foi de agradecimento aos munícipes pelos votos obtidos na ultima eleição. Richa aproveitou a oportunidade para testemunhar a parceria do município com a empresa SOTRAN, para recapeamaneto da malha Asfalto da cidade. O governador ainda se comprometeu em continuar ajudando o município de Iporã, pois dês do inicio de seu governo toda, á atenção esta voltada para os municípios paranaenses. “Fomos eleitos para mudar a maneira de fazer política no nosso estado, uma vez que anteriormente em um passado recente às picuinhas políticas entre governador e prefeito afetavam muito a população paranaense, hoje é diferente, pois estamos vivendo uma nova política”. Comentou. O deputado estadual Alexandre Kuri, também fez parte da caravana e em seu discurso agradeceu a população por ter sido o candidato com a maior votação em iporã, com isso fica evidente o seu trabalho em prol de Iporã. Com a morte do deputado federal Moacir Micheletto, que era um dos braços fortes da atual administração, Zeca Dirceu, deputado federal se colocou a disposição do prefeito Cássio para caminharem juntos na política. Para o prefeito Cássio , o trabalho não pode ser interrompido, pois a marca de seu trabalho é seriedade e competência . “Estamos realizando um trabalho sério e já que estamos falando de política os novos governantes tem que ter o apoio desta equipe”. Disse Trovo. Depois de passar por oito municípios, a caravana encerrou o dia de serviço na cidade de Foz do Iguaçu.

Casos de Botulismo

Saúde determina interdição de lotes de salsichão relacionado a casos de botulismo em Alto Piquiri e Iporã. Em Altônia a Prefeitura faz pesquisa de casa em casa para saber se houve compra ou consumo do produto produzido pela empresa Richter de Alto Piquiri.
A determinação da Secretaria da Saúde do Paraná - SESA é pela interdição cautelar de todos os lotes do Salsichão Piquiri em nylon, fabricado pela Indústria e Comércio de Carnes e
ios Richter Ltda de Alto Piquiri. A nota técnica da Sesa foi divulgada na quarta-feira (22) e alerta aos consumidores que possuem o produto em casa para que não o consuma.
Sesa recomenda devolver o produto ao local de compra

Conforme a Sesa, dois pacientes morreram e dois encontram-se em recuperação após receberem o soro antibotulínico. O primeiro apresentou sintomas em 14 de janeiro, recebeu tratamento, mas morreu em 25 de janeiro, não sendo à época diagnosticado como caso de botulismo. O segundo demonstrou sintomas no dia 25 de janeiro e apresentou resposta terapêutica positiva depois receber o soro antibotulínico, com estabilização do quadro e melhora até obter alta hospitalar na semana passada. O terceiro caso apresentou sintomas no dia 12 de fevereiro e foi internado em 15 de fevereiro; no entanto, teve o quadro se agravado por ser portador de outras patologias (anemia e problemas renais) e morreu em 20 de fevereiro. O quarto caso apresentou sintomas graves em 21 de fevereiro e encontra-se internado em um hospital de Umuarama (a 172 km de Maringá).
Desde a semana passada, equipes da vigilância sanitária estadual e dos municípios estão percorrendo o comércio da região para a interdição do produto. Amostras do salsichão também foram colhidas para análise laboratorial. A empresa informou à Sesa que paralisou a produção e irá recolher o produto do mercado.
Botulismo

O botulismo é uma doença grave causada pela ingestão da toxina botulínica presente em alimentos embutidos, enlatados e em conserva produzidos em condições sanitárias precárias, o que permite a germinação do esporo da bactéria Clostridium botulinum. Os principais sintomas são visão turva, visão dupla, saliva grossa, insuficiência respiratória, dificuldade para falar e engolir, náusea, vômito, diarreia, dor abdominal, vertigem, tontura e paralisia, que podem ocorrer entre 12 horas e 10 dias após a ingestão do alimento contaminado. O tratamento ocorre em regime hospitalar com soro específico. 60% dos casos sem tratamento evoluem para a morte.
Se você adquiriu o Salsichão Piquiri em nylon, fabricado pela Indústria e Comércio de Carnes e Frios Richter Ltda., de Alto Piquiri, não consuma o produto e o devolva ao local onde foi comprado. A empresa deverá ressarcir os consumidores. As pessoas que tiverem dúvidas podem procurar aRegional de Saúde responsável pelo município para mais informações.

Fonte: O Diário