Iporã - Paraná

quarta-feira, 9 de abril de 2014

Programa traz novas expectativas para a zona rural


Estrada Maria Bonita

Estrada Luizinho
Estrada Brasília
Em seu plano de administração, o prefeito Roberto da Silva elegeu o setor agropecuário como estratégico para a retomada do desenvolvimento do município. E neste plano consta , além de programas de incentivo à produção, a recuperação e manutenção de todas as rodovias municipais, que somam mais de 600 quilômetros ligando as propriedades rurais, pois, segundo Robertinho, “a manutenção do tráfego permanente permite o escoamento das safras e produtos agropecuários no momento certo da comercialização”.
A Administração criou então o Programa Caminhos do Campo, que está readequando estradas rurais com recursos próprios do município, ou seja, o imposto que é recolhido pelo contribuinte é empregado para melhorar as estradas rurais.
Estrada Elizabeth
Já em 2013, no inicio do mandato, com as estradas necessitando de recuperação urgente, teve início o programa com a primeira rodovia a ser recuperada – José Geraldo. Logo após o serviço se estendeu para as estradas Elizabeth, Brasília, Luizinho e Maria Bonita. A Estrada Divisora, que liga os municípios de Iporã e Francisco Alves também está passando por esta transformação.

Estrada José Geraldo
As secretarias de Infraestrutura Urbana e Rural e de Agricultura e Meio Ambiente são as responsáveis pela execução da obra. Segundo o prefeito,“é preciso acelerar o serviço para melhorar o maior numero de estradas possíveis, uma vez que o tempo passa rápido e os produtores que precisam de uma boa estrada para escoamento da safra não podem esperar.Estamos valorizando cada centavo que o município recebe do contribuinte e não vamos diminuir o ritmo”. 




Campanha Lixo Folha lançada em Iporã

Com a chegada do outono e logo em seguida o período do inverno, as ruas da cidade ficam tomadas por uma grande quantidade de folhas secas que caem a todo instante. Por mais eficiente que seja o trabalho dos garis, fica impossível dar conta de tanto lixo orgânico espalhado por todos os cantos da cidade.
Como forma de melhorar o aspecto urbanístico e evitar o acúmulo de lixo nas ruas, alunos do Colégio Estadual de Iporã, coordenados pela professora Cristina Fernandes, lançaram a Campanha Lixo Folha, buscando a conscientização da população em fazer seu próprio recolhimento de folhas nos quintais e calçadas para agilizar o trabalho dos servidores municipais, além de evitar o entupimento de galerias pluviais e consequentemente a proliferação do mosquito da dengue.

A campanha “Lixo Folha – Não deixe seu lixo andando por aí” ganhou apoio do Grupo Mulheres com Voz e do Governo Municipal.