Iporã - Paraná

terça-feira, 2 de junho de 2015

Escolas municipais recebem nova edição do ‘Saúde na Escola’

A quarta edição do Programa Saúde na Escola voltou a movimentar as escolas municipais de Iporã entre os dias 27 a 30 de abril. O programa desenvolvido por profissionais da área consiste em fortalecer as ações que ajudam no desenvolvimento da comunidade escolar, oferecendo aos alunos palestras de educação nutricional e atividades físicas.
A mobilização promovida pelas profissionais Sheila Piva, Caroline Pires, Mariane Ribeiro (nutricionistas), Aloísio Júnior e Fernando Alves (educação física) foi realizado em todas as escolas municipais e CEMEIs.









Hiperdia realiza encontro em Iporã

Na tarde do dia 21, hipertensos e diabéticos que pertencem ao Centro II participaram de um encontro na sede da CEB São Paulo, na Av. João XXIII. Como atividades, a organização do encontro promoveu palestras educativas, aferição de pressão arterial e sorteio de brindes.
De acordo com a enfermeira Bizza Sampaio, que atualmente responde pelo Centro II, no mês de junho acontecerá novo encontro entre os dias 18 e 25.
Os participantes ouviram palestra da doutora Thatyana Darab e logo após foi servido um café da tarde. Os agentes de saúde da secretaria de Saúde são os responsáveis pelo cadastramento das famílias. No Centro II estão cadastradas mais de 1.100 famílias. Destes moradores, são mais de 350 hipertensos e  cerca de 100 diabéticos.

O Programa Hiperdia realiza encontros periódicos, orientando estes pacientes para hábitos que lhes permitam melhorar a qualidade de vida através de cuidados especiais, e assim, controlar melhor suas doenças. E quando os pacientes são atendidos nas Unidades de Saúde ou Pronto Socorro, imediatamente são encaminhados para cuidados do Programa Hiperdia, possibilitando total controle destes pacientes que serão acompanhados pela equipe multidisciplinar de acordo com suas necessidades individuais.