Iporã - Paraná

sexta-feira, 8 de novembro de 2013

Sistema elétrico entre Umuarama e Guaíra está sendo melhorado


O prefeito Fabian Vendruscolo recebeu em seu gabinete nesta quarta-feira (06 de novembro) os representantes da empresa Caiuá Transmissora de Energia S.A.
A empresa venceu um leilão da ANEEL (06/2011, contrato de concessão 07/2012), cujo objetivo é efetuar obras de linha transmissora e duas subestações em Santa Quitéria/Curitiba e Cascavel, além de 105 Km de linha transmissora entre Guaíra e Umuarama. As obras na subestação da Copel em Guaíra já iniciaram e a previsão é que a operação inicie o novo sistema em maio do ano de 2014.
Segundo o diretor técnico José Caetano de Mattos, o licenciamento municipal foi assinado pelo secretário de Infraestrutura, Augusto de Nadai.
Serão investidos no Paraná (nos trechos mencionados), 169 milhões de reais, com estimativa de geração de 2.148 empregos diretos e indiretos e 141 Km de linha de transmissão em todo o estado.
O leilão foi realizado pelo PAC 2 e visa melhorias no setor. O Brasil tem sofrido com apagões em 12 estados e as políticas para solucionar e prevenir o problema têm sido realizadas pelo governo federal.
Questionados sobre o processo de recolhimento do Imposto Sobre Serviços (ISS), o diretor José Caetano Mattos respondeu que  já foram recolhidos R$ 78. 582, 35. No próximo dia 20, serão recolhidos mais R$ 7. 529,30.
“As obras reduzirão os riscos de apagão, darão maior confiabilidade e estabilidade no sistema elétrico, movimentarão o mercado local, garantirão mais distribuição e renda e arrecadação de impostos. Ou seja, são obras que chegam para somar”, afirmou o prefeito Fabian Vendruscolo.
Participaram da reunião o secretário de Administração, João Fernando Grecillo, e o diretor de Administração, Luiz Roberto Jardim.

De sua opinião.