Iporã - Paraná

sábado, 15 de abril de 2017

Dr. José Guilherme assume juizado da Comarca de Iporã

O Juiz de Direito José Guilherme Xavier Milanezi, natural da cidade de Santo Antônio da Platina e que atualmente respondia pela comarca de Irati/PR, como juiz substituto, é o mais novo Juiz da Comarca de Iporã. José Guilherme iniciou suas atividades na nova comarca em março e se diz muito contente com a recepção do povo iporaense. Questionado sobre o programa social “Enxugue essa Lágrima”, o magistrado falou que vai buscar parceria com instituições de ensino e os prefeitos de Iporã, Francisco Alves e Cafezal do Sul para seja implantado na comarca. O programa, que foi criando pelo próprio José Guilherme, consiste em oferecer orientações necessárias s crianças e adolescentes vitimas de abusos sexuais. O juiz explicou em detalhes as ações do “Enxugue essa Lágrima”, que vem colhendo resultados muito satisfatórios onde é aplicado. “O Programa consiste em unir forças no combate da exploração sexual infantil. Várias iniciativas estão sendo colocadas em prática, mas, precisamos fortalecer a prevenção, atendendo diretamente a vitima de abusos. Infelizmente, algumas ações acabam dando mais apoio ao infrator que comete abuso, do que a criança vítima do abuso. Temos que atender infrator, que precisa sim ser tratado, mas, a atenção especial deve se direcionar para a criança ou adolescente vitima”, destaca o magistrado. Dr. Guilherme enfatiza ainda que a proposta do programa é amenizar a dor das vitimas, com encaminhamento para uma instituição de ensino capacitada em orientar, uma vez que os municípios não têm condições de contratar vários profissionais para esta finalidade. A função dos municípios parceiros se resume apenas no transporte para as instituições. Além da vitima, é necessário trabalhar a família, pois somente aplicação da pena ao infrator não ameniza a dor da vitima e família. Hoje, a maioria dos programas tem intenção de ajudar mais o infrator. BOX Dr. Guilheme apresentou o Programa ‘Enxugue essa Lágrima’ no Fórum Nacional da Infância e Juventude Pelo seu amplo trabalho em devesa dos direitos da criança e do adolescente, Dr. Guilherme esteve representando o Tribunal de Justiça do Paraná (TJ-PR) durante o Fórum Nacional da Infância e Juventude (FONINJ), realizado em Brasília, no início do mês de abril. O tema debatido entre os participantes foi “O Poder Judiciário e a Prioridade Absoluta aos Direitos da Criança e do Adolescente". Na oportunidade, o Juiz José Guilherme Xavier Milanezi aproveitou para entregar pessoalmente o Projeto Enxugue Essa Lágrima à Ministra Cármen Lúcia, ao Presidente do FONINJ, Ministro Lelio Bentes, e à representante do Unicef presente no evento, Fabiana Gorenstein (Oficial do Programa de Proteção à Criança).

Facebook/

Achei lindo o que nesta semana, o poema elaborado pelos alunos da 5º, alunos da professora Joziane Laiola Duim, e muito bom saber que os nossos alunos estão ajudando construir uma cidade ainda melhor. Na integra o material: Joziane escreveu: "Aula maravilhosa de hoje com meus alunos do 5º A Trabalhando poema e usando a imaginação em uma aula diferente e em grupos os alunos elaboraram um poema sobre nossa cidade. Amor pela nossa cidade No lugar de lixos, flores... No lugar de temores, mais amores. E para nós fazermos isso Temos que ser os autores. A minha cidade é festeira E também tem muitas brincadeiras, E muita gente fazendo bobeira... E a noite as luzes clareia a cidade inteira. Em nossa cidade tem muitas coisas boas. Lugares lindos e projetos legais! As ruas são limpas e iluminadas A cidade é minha, é sua ,e todos nós devemos cuidar. Nas calçadas e estradas da cidade Não quero ver lixos só flores Iporã está linda e falada por todos com muitos amores! Cidade limpa,traz muita alegria Assim pedia as crianças e companhias Com toda euforia Você sabia? Nossa cidade tem muita intensidade e serenidade E algumas pessoas tem vontade de ter bondade Assim esperamos nossa cidade sem maldade! Autores: Beatriz, Bianca, Camile, Carlos, Clara, Emanuele, Everton, Felipe, Gabriel Stuchi, Gabriel Tavares, Gabrielly, Gustavo Felix, Gustavo Bispo, Igor, Joana, João Victor, Julia, Lucas, Maria Eduarda, Mariani, Miguel, Rafael,Verônica, Vinicius e Yasmin"

Parceria amplia projeto para manter a Cidade Limpa e Bonita

No Lugar de Lixo, Flores. Esse é o nome do novo projeto que esta sendo desenvolvido em Iporã pelos alunos do projeto Agenda 21 do Colégio Estadual de Iporã, em parceria com o Provopar e Prefeitura Municipal. Ao todo já foram amarradas mais de três mil orquídeas nas arvores localizadas no centro da cidade. A ação deve se estender para outras centenas. Na manhã do dia 29 de março, voluntarias e os alunos percorreram trechos da Avenida Presidente Castelo Branco, para fixar as orquídeas nas árvores. Como tudo começou - A comerciante Rosineide Aparecida Zanatt, a Pleu, foi a primeira a colocar as orquídeas em arvores da Praça Nações Unidades. Hoje, ela é uma voluntária dedicada, que se junta a mais de 50 outros voluntários que aderiram o projeto. As ações podem e devem ser ampliadas ainda mais. Quem quiser fazer alguma doação de mudas de orquídeas, pode falar com a coordenadora das plantas, Noeli Herring (Pepa), na floricultura. No Lugar de Lixo, Flores – Esse é um projeto que caminha paralelo aos demais, para manter a cidade limpa. No dia 29 de março, no auditório da Biblioteca Municipal, a primeira dama do Município, Vanessa de Almeida, apresentou os irmãos Valdir e Sérgio Pereira Pardinho, jardineiros responsáveis pela produção, plantação e embelezamento dos canteiros na cidade, bem como o zelador da praça, senhor Francisco Vicente Dantas. Eles foram homenageados pela primeira dama com uma camisa do projeto. Vanessa agradeceu o empenho de todos e disse estar muito feliz com os colaboradores. “Tenho muito orgulho em ter vocês como parceiros em nossos projetos. Sei que com a ajuda de todos, vamos deixar a nossa cidade cada vez mais bonita”, comentou.

FIP inicia suas atividades com homenagem a alunos

Na noite em que marcou o inicio das aulas na FIP – Faculdade Iporã, três alunos dos cursos de arquitetura e urbanismo, pedagogia e engenharia civil foram homenageados pelo diretor da instituição de ensino, Marcio Mugnol. Os alunos Gabriel Fernando Gazola, Jerryson Tumeleiro de Souza e Regiane Barbosa receberam uma placa comemorativa por terem sido os primeiros a efetuar a matricula no curso superior. O evento, que aconteceu no dia 03 de março na casa da cultura, serviu também para a diretoria da FIP apresentar a toda a comunidade e convidados, o corpo docente da faculdade. Para o diretor Marcio Mugnol, o momento é de muita alegria, pois está concluído o projeto que era um antigo sonho do município. “Agradeço todo empenho da administração municipal, na pessoa do prefeito Robertinho, que não mediu esforços para que o hoje pudéssemos estar aqui, para a concretização do nosso sonho. Já contamos com três cursos, mas o nosso anseio vai mais adiante e novos cursos presenciais serão implantados nos próximos anos”, explica Mugnol. Segundo Roberto da Silva, prefeito de Iporã, o momento é de muita comemoração. Ele destaca todo esforço, enfatizando que o que era um sonho de décadas, hoje é realidade. “O nosso município tem uma faculdade com aulas presencias e, no que for necessário para a implantação de novos cursos, estou pronto para ajudar a FIP”, destaca o prefeito. FACULDADE IPORÃ Os objetivos da FIP são: Ofertar cursos de graduação e pós-graduação; Elaborar projetos que possam ajudar a transformar a realidade social por meio de práticas equilibradas entre o homem e o meio ambiente; Desenvolver valores humanos incentivando a postura crítica dos alunos e professores; Incentivar o trabalho de investigação científica; Desenvolver ciência e tecnologia e Difundir a cultura, o conhecimento e a formação prática voltada para as necessidades do mercado de trabalho.

Bela ação

Um gesto anônimo de um cidadão iporãense merece nosso reconhecimento e nossos parabéns. Um dos moradores da Rua Senador Souza Naves, 174 decidiu colaborar com o projeto ‘Iporã Cidade Limpa’. Na manha do dia 03 de abril, ao passar pelo local, avistei uma faixa que me chamou atenção. O texto foi elaborado provavelmente por uma criança e nele estava escrito: “Favor não jogar lixo em frente a casa não arrancar a orquídeas, projeto Iporã Cidade Limpa, plante orquídeas na árvore”. Na árvore ainda há uma planta de orquídeas amarrada. Isso mostra a dedicação desta pessoa, que mesmo com um simples gesto, demonstra sua intenção de ajudar a cuidar do nosso planeta. Na próxima edição deste jornal vamos conhecer o autor ou autora do belo serviço voluntário.