Iporã - Paraná

terça-feira, 26 de maio de 2015

DIA DO DESAFIO 2015

DATA: 27/05/2015 
Faça pelo menos 15 minutos de atividade física nesta quarta feira e ligue para registrar sua participação, vale varrer, correr, alongar, nadar, caminhar ou andar de bicicleta.         Não fique de fora, pratique e ligue 3652-1843 ou 08007301003 para registrar sua participação
 
Realização: SESC.
Apoio: Prefeitura Municipal de Iporã e Associação comercial de Iporã
 

Sem dinheiro, Dilma determina que Enem seja obrigatório para conseguir Fies

O Ministério da Educação publicou na edição desta terça-feira, 26, do "Diário Oficial da União" uma portaria que torna o Enem obrigatório para todos os candidatos ao Fies, inclusive professores de escolas públicas e alunos formados até 2010. A regra passa a vigorar a partir de primeiro de janeiro de 2016. Com informações do G1.
De acordo com a portaria, "a seleção dos estudantes aptos para a contratação do financiamento do Fies, a partir do primeiro semestre de 2016, será efetuada exclusivamente com base nos resultados obtidos no Exame Nacional do Ensino Médio - Enem."
A partir de janeiro, apenas candidatos que tiverem feito 450 pontos no Enem e não tiveram zerado a redação poderão se candidatar ao crédito estudantil pelo Fies. Antes da determinação, os professores que exercessem o magistério em escolas públicas e os alunos que concluíram o ensino médio até 2010 não precisavam fazer o exame.
As inscrições do Enem estão abertas e podem ser feitas até o dia 5 de junho no site do Inep. O exame será realizado nos dias 24 e 25 de outubro. Os candidatos que não conseguirem a isenção terão que pagar a taxa de R$ 63 para se inscrever.
Na edição do primeiro semestre do Fies, 252.442 novos contratos foram fechados. O gasto do governo federal em 2015 com esses contratos estimado está estimado em R$ 2,5 bilhões. De acordo com o Ministério da Educação, 178 mil alunos tentaram o crédito estudantil e não conseguiram. 

Estão abertas inscrições para o Conselho Tutelar

A partir desta quarta-feira (27) os interessados podem procurar a Secretaria Municipal de Assistência a Saúde e a Área Social – Centro Social Urbano, para se escrever para concorrer a uma das 05 (cinco) vagas de conselheiros e, 05 (cinco) de suplentes. As inscrições poderão ser feitas nos seguintes horários das: 08h00min  às  11h00min horas e das 13h00min às 16h30min horas, de segunda à sexta-feira e vai até o dia 15 de junho de 2015. É importante o candidato verificar alguns requisitos necessários para concorrer ao cargo. I –    Reconhecida idoneidade moral; II - Idade superior a 21 anos; III – Residir no município há mais de 03 (três) anos; IV – Estar em gozo dos direitos políticos; V – Ter como escolaridade mínima de Ensino Médio completo até a data da posse; VI –   Documento em que reconheça experiência na área de defesa ou atendimento dos direitos da criança e do adolescente no mínimo de 02 (dois)  anos; VII–    Não ocupar  cargo efetivo, de natureza político partidária; VIII -   Possuir Carteira Nacional de Habilitação apta para o uso, até a data da posse; IX -    Ter conhecimento básico em informática. (word, windows e excel) comprovado por certificados ou pela comprovação de realização de trabalhos anteriores em que utilizou tais conhecimentos;  X- Não apresentar dependência química a qualquer tipo de substância psicotrópica considerada ilegal. 6.1- O candidato que estiver cursando o ultimo ano do ensino médio ou praticando aulas para exame teórico ou prático perante o DETRAN para a obtenção da CNH (Carteira Nacional de Habilitação), fica ciente que poderá participar do pleito eleitoral, mas somente assumirá as funções de conselheiro tutelar se no dia da posse comprovar documentalmente a conclusão do curso do ensino médio bem como a aprovação do exame prático do DETRAN.  A eleição dos novos conselheiros será no dia 04 de outubro de 2015