Iporã - Paraná

terça-feira, 27 de outubro de 2015

Obras dão ritmo ao desenvolvimento de Iporã

O desenvolvimento social e econômico de um município, principalmente os de pequeno porte, está inevitavelmente atrelado à exploração de seus recursos naturais locais e regionais, capacidade produtiva e oferta de infraestrutura urbana e rural. E esta infraestrutura envolve tanto investimentos privados quanto públicos.
É comum acontecer, no entanto, situações em que os serviços públicos em todos os segmentos não acompanham a necessidade da população, seja em assistência social, saúde, infraestrutura urbana e rural, transportes, educação, etc. Neste caso, também comum à maioria dos municípios brasileiros, a administração pública é responsabilizada por atrapalhar o desenvolvimento comunitário.
Não é o caso de Iporã, onde nos últimos 2 anos e meio foram executadas dezenas de obras, alterando significativamente o cenário econômico e social, num processo de reversão do quadro crítico por que passava o município.
Estradas sem tráfego há mais de 4 anos foram recuperadas e o município está reestruturando toda a malha viária com obras de readequação, e na área urbana, a Administração Municipal projeta 100% de pavimentação asfáltica até 2016. Compõe este segmento a conclusão do asfalto entre o distrito de Nova Santa Helena a Iporã, com recursos próprios.
Na área de Assistência Social e Educação o município concluiu com recursos próprios a Super Creche, para atendimento de 100 crianças, obra que estava abandonada pela metade na gestão anterior. Todas as creches passaram por remodelação e modernização em sua estrutura, incluindo reforma nas escolas municipais e construção de uma nova unidade no Centro Social, com 6 salas de aula e duas quadras de esportes cobertas. O prefeito Robertinho anunciou recentemente a implantação da primeira faculdade, que vai oferecer 200 vagas nos cursos de engenharia civil, arquitetura e pedagogia.
Iporã também ganhou neste per íodo, 2 projetos habitacionais com construção de 194 casas populares. Famílias esperavam há décadas pela casa própria.
Na área de Saúde, o município recuperou postos de saúde como na Vila Rural Santo Tomazella, reformou o Hospital Municipal e construiu um mini hospital no Alto da Sanbra, além de contratar médicos para especialidades que atendam a demanda de serviços da comunidade.
Na infraestrutura urbana, várias obras contribuíram para que a cidade se modernizasse e estivesse pronta para oferecer mais qualidade de vida à população. Entre elas, a recuperação de canteiros centrais com implantação de nova sinalização e áreas de estacionamento, reurbanização da Praça Nações Unidas, com reforma do prédio da Estação Rodoviária, canalização do Córrego Arlete e substituição das galerias até o entorno da praça, encerrando de vez o risco de alagamentos que ocorriam há décadas na região central.
Neste período a Administração renovou por completo a frota municipal, podendo atender a qualquer momento a demanda de serviços dentro e fora do município, em todos os segmentos administrativos. Por fim, o setor que está impulsionando de vez o desenvolvimento da cidade é o Parque Industrial. O PI foi regularizado e reestruturado neste ano de 2015 e vem recebendo novos empreendimentos, fomentando a geração de empregos e renda.
Iporã já é destaque regional e caminha a passos largos para o futuro, oferecendo novas perspectivas de crescimento e desenvolvimento à sua gente.