Iporã - Paraná

quinta-feira, 12 de fevereiro de 2015

Iporã - Greve dos professores

Os professores da rede estadual de ensino que estiveram participando de uma manifestação contra o “pacotaçõ” do governador Beto Richa no centro da cidade de Iporã na manha desta quinta feira (12), já marcaram um novo movimento. Será amanha (13) as 08h00min no semáforo. A orientação é para que todos grevistas usem vestes na cor branco. Na manha de hoje as vestes foram pretas. 

Todo mundo fala mal da Dilma, até o PT e o Lula

A relação do PT com Dilma Rousseff pode evoluir de tensa para uma situação de "conflito aberto" até junho, mês em que será realizado o congresso nacional da legenda. O partido não estaria disposto a pagar o alto preço da política de ajuste fiscal adotada pelo governo.A previsão é de um integrante da executiva do PT, que diz ser difícil segurar as críticas que devem surgir no congresso com intensidade ainda maior do que a já verificada na reunião de aniversário da sigla. As informações são da Mônica Bergamo, Folha de S. Paulo.

O partido vai pressionar para que ela endosse bandeiras petistas como a adoção da jornada de 40 horas semanais de trabalho, a taxação de grandes fortunas e a regulação da mídia. O ministro Ricardo Berzoini, das Comunicações, disse a dirigentes que Dilma, apesar dos temores, já estaria convencida de que esse último tema deve ser levado adiante.

Ainda que nenhuma das propostas do PT prospere, a presidente ao menos "organizaria uma linguagem de combate" e atrairia o apoio de movimentos sociais e sindicais hoje irritados com ela. E Lula, que aponta internamente, no PT, o que considera problemas do governo, adicionou nova crítica, ao estilo da presidente. "A mulher não consegue dar uma risada", tem dito ele a interlocutores frequentes.

Manifestação

Professores da rede estadual estão concentrados no centro de Iporã. O ato é de manifesto contra o pacotaço do governador Beto Richa. Na última segunda feira um grupo de professores também esteve na câmara de vereadores para pedir apoio aos parlamentares. Os educadores estão em traje de preto.