terça-feira, 30 de maio de 2017
Famílias comemoram os avanços na assistência social em Iporã
O município, através da Secretaria de Assistência Social, Desenvolvimento Comunitário à Criança e ao Adolescente, tem realizado um amplo e eficiente trabalho junto às famílias de baixa renda. São vários os programas em atividade, todos voltados à valorização do ser humano, com ações que visam dar uma melhor condição de vida aos mais necessitados.
Com ações integradas, as atividades se estendem ao acompanhamento a gestantes; através de profissionais, orientação as famílias beneficiárias do programa Bolsa Família. Também são devolvidas atividades para as acrianças e adolescentes como orientação social, aulas de informática, estética, música, esporte, artesanato, recreação, esporte. São varais as atividades desenvolvidas, as quais se voltam também aos adultos.
As comunidades do Cedro, Centro Social, CRAS, Estiva I, Estiva II, Nova Santa Helena, Vila Rural e Lar dos Velinhos são atendidas com o projeto “Oficina de Artesanato”. O propósito é promover atividades ocupacionais, e, por meio do artesanato, também colaborar com a geração de renda. Em alguns casos, quando comprovada a necessidade, o atendimento dispõe de benefícios tais quais a: entrega de cesta básica, pagamento de energia e água, recarga de gás de cozinha, materiais de construção, entre outros.
Já o Projeto Educação Familiar, desenvolvido em parceria com a Polícia Militar, oferece: atendimento jurídico (ação alimentícia, pedido de guarda, divórcio, orientação, interdição, contrato) e, psicológico - para pessoas vitimas de violência doméstica e familiar. Outra finalidade é garantir apoio às crianças e adolescentes, que muitas vezes são afastadas do lar por algum desentendimento familiar. Elas ganham uma nova casa, contando ainda com psicólogos e “Mães Sociais”, durante 24 horas por dia.
Ações também são elaboradas e aplicadas aos adolescentes que carecem de liberdade assistida e prestação de serviços comunitários, além de atendimento a dependentes químicos com visita domiciliar, encaminhamento e atendimentos individuais, atendimento nutricional e orientações, tanto de saúde, quanto emocional e social.
MAIS AÇÕES
O município atende ainda 176 famílias através do Programa Leite das Crianças. No setor de habitação, obras contínuas como a construções de casas para famílias no Bairro Ipiranga e recuperação de fossas. Outro ponto importante que merece destaque na administração municipal é a conquista de moradias para as famílias através do Programa Minha Casa Minha Vida do Governo Federal. No inicio do primeiro mandado do atual prefeito Robertinho, foi criado o setor de habitação para atender a demanda. Hoje já são mais de 250 unidades no setor urbano e rural, já entregues aos seus felizes proprietários.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário