Foto Gilson Abreu e fonte AEN
A PR-323 nunca mais
será a mesma. De ponta a ponta, da pequena Iporã até chegar em Maringá, a
rodovia que corta o Noroeste do Paraná está em obras. São duplicações,
terceiras faixas, recapeamentos e viadutos em andamento para ampliar a
capacidade de tráfego e aumentar a segurança e conforto para pedestres e
motoristas.
No lado mais à
Oeste do Estado, próxima à divisa com o Mato Grosso do Sul e à fronteira com o
Paraguai, a região de Iporã está sendo contemplada com a construção de 3,8
quilômetros de terceiras faixas. Caminhões, tratores e escavadeiras apertam o
ritmo para pôr fim à antiga reclamação de que a estrada não tem pontos de
ultrapassagens, o que torna a viagem bem mais longa e perigosa.
“Se a pessoa fica
atrás de um caminhão, dificilmente vai conseguir ultrapassar. Ou vai se
arriscar, o que resulta em muitos acidentes. Essas terceiras faixas vão ampliar
a capacidade e a segurança de quem usa a rodovia, sem sombra de dúvidas”, conta
o ambulante Rodrigo Carlos de Oliveira Silva.
Desempregado, ele
mesmo viu na modernização da PR-323 uma forma de ganhar a vida – passa o dia no
perímetro do “siga e pare” vendendo picolés de fruta por R$ 2,50, um alívio
necessário em meio ao calor que costuma bater na casa dos 40ºC naquela região.
“Está ficando bom”, diz, enquanto faz o "zigue-zague" entre os carros
que aguardam pacientemente a vez para seguirem o percurso.
FIM DE GARGALOS - O segmento entre Iporã e Cafezal do
Sul é apenas um dos vários trechos que serão ampliados ao longo da rodovia. Ao
todo, o Governo do Estado está implementando quase 24 quilômetros de faixa
adicional na PR-323, um investimento de R$ 59,4 milhões do programa Avança
Paraná, financiado pela Caixa Econômica Federal e o Banco do Brasil.
“Assumimos o
compromisso de resolver gargalos logísticos que perduravam há muito tempo no
Estado. Com a conclusão dessas obras, melhoramos a trafegabilidade e escoamento
da produção paranaense, além de trazermos mais segurança aos motoristas”,
destaca o governador Carlos Massa Ratinho Junior. “Graças a um planejamento que
fizemos na alocação de recursos e na elaboração de projetos, o Paraná inteiro
está em obras”, acrescenta.
Morador de Cafezal
do Sul há 58 anos, Antônio de Paula faz o trajeto de pouco mais de 20 quilômetros
até Iporã diariamente. Conhece como poucos as nuances da pista que passa por
reforma. “Isso aqui era a rodovia da morte. Agora, essa obra vai beneficiar
muita gente e salvar muitas vidas”, diz.
PROJETO – A obra integra o novo Programa de Revitalização da
Segurança Viária do Departamento de Estradas de Rodagem do Paraná (DER/PR). O
projeto prevê soluções como a implantação de terceira faixa para
ultrapassagens, alargamento de faixa, reabilitação do pavimento com soluções de
reciclagem e pavimentação, eliminação de degraus com desnível maior que cinco
centímetros, reforço da sinalização horizontal e vertical e implantação de mais
dispositivos de segurança.
Devem ser atendidos
20 segmentos da PR-323, no trecho entre Doutor Camargo e Iporã, com um prazo de
execução de 360 dias, após emissão da ordem de serviço.
Iniciativas
semelhantes estão sendo licitadas na PRC-280, no Sudoeste, e na PR-092, no
Norte Pioneiro.
“Temos um volume
expressivo de obras, que inclui a recuperação de rodovias importantes, temos
projetos históricos que eram aguardados há décadas e que atendem todas as
regiões”, afirma o secretário estadual de Infraestrutura e Logística, Sandro
Alex.
CORREDOR – A PR-323 é um dos principais corredores de transporte de cargas no
Paraná, ligando a região Noroeste ao Oeste e ao Norte. Atualmente, está em fase
de conclusão a duplicação da rodovia entre Paiçandu e Doutor Camargo, em uma
extensão de 20,7 quilômetros, sendo que 10 deles já foram liberados para
tráfego. O investimento é de R$ 73,4 milhões.
Além disso, a
PR-323 é objeto de duas licitações de duplicação, uma de R$ 81 milhões no
trecho entre Umuarama e a PR-468, que inclui duas novas interseções em
desnível, sendo uma delas no Trevo do Gauchão, e outra de R$ 55 milhões para
continuar a duplicação da rodovia de Doutor Camargo até o quilômetro 180,5,
próximo à ponte sobre o Rio Ivaí.
“Iporã está crescendo e conquistando espaço graças ao investimento em
parceria com o Governo do Estado. E essa melhoria na PR-323 é mais uma obra
importante, que vai evitar acidentes e melhorar o fluxo de veículos. Estimamos
que nos próximos anos, com os investimentos privados que estão vindo para a
cidade, abriremos mais de 2,5 mil vagas de emprego. Por isso, a rodovia é
fundamental”, ressalta o secretário do Planejamento de Iporã, Leandro Aparecido
Sabino.