Iporã - Paraná

quarta-feira, 25 de fevereiro de 2015

Correria nas bombas



A greve dos caminhoneiros já esta afetando a cidade de Iporã, na tarde de ontem os comentários de que vai faltar combustíveis na cidade fez com que dezenas de motoristas armassem uma correria para abastecer os veículos. Em conversa com um proprietário de posto de combustíveis fui informado que realmente já esta faltando o produto em vários cidades  da região, outra informação também é no tocante ao gás de cozinha que também já esta faltando na região.

terça-feira, 24 de fevereiro de 2015

Serraglio fala em impeachment de Dilma

Relator da CPI dos Correios, o deputado Osmar Serraglio (PMDB-PR) aponta que os indícios de caixa 2 para beneficiar o PT no atual escândalo da Petrobras são o elo “mais perigoso” do caso com o mensalão. Segundo ele, uma comprovação de que recursos desviados da estatal foram usados na campanha eleitoral de Dilma Rousseff (PT) em 2014 podem abrir as portas de um processo de impeachment contra a presidente. As informações são de André Gonçalves/Gazeta do Povo.

O peemedebista faz ainda uma comparação entre o episódio e a discussão sobre o doping do lutador do UFC Anderson Silva. “Falar sobre impeachment, nessas circunstâncias, não é falar sobre terceiro turno”, afirma o parlamentar. “O fato é que, se ficar comprovado que houve caixa 2 com dinheiro da Petrobras, a disputa eleitoral foi ilegítima. É como o caso do doping do Anderson Silva, ninguém está querendo uma nova luta, quer saber se ele realmente teve uma vantagem indevida lutando dopado.”

Em 2005, durante a CPI dos Correios, uma das principais linhas de defesa dos petistas investigados pela comissão era de que o dinheiro do esquema era de caixa 2 de campanha, tentando manter o episódio na esfera do Direito Eleitoral. “Já era algo arriscado naquela época, agora ficou ainda mais.”

Segundo reportagem da revista Veja publicada no fim de semana, o dono da construtora UTC, Ricardo Pessoa, preso há três meses na sede da Polícia Federal em Curitiba, estaria negociando uma delação premiada na qual informaria detalhes sobre o repasse de R$ 30 milhões que teriam sido desviados da Petrobras para abastecer campanhas de candidatos do PT no ano passado. Também há relatos nas investigações da Operação Lava Jato de que empresas beneficiadas com o esquema teriam repassado recursos a partidos por meio de doações legais.

CPI da PetrobrasNa semana passada, o nome de Serraglio passou a ser cotado para assumir a relatoria da CPI da Petrobras, que será instalada na quinta-feira (26). A indicação do paranaense seria uma das bandeiras de Lúcio Vieira Lima (BA), deputado que disputou a liderança da bancada do PMDB na Câmara com Leonardo Picciani (RJ). Como Vieira Lima perdeu a eleição interna (por 33 votos a 34), Serraglio perdeu espaço.

A indicação era defendida principalmente por uma ala de deputados peemedebistas que prega o afastamento do PT – os dois partidos estão juntos na chapa presidencial desde 2010. Serraglio seria uma forma de mostrar que o PMDB levaria a fundo as investigações. Por uma manobra que passou pelo presidente da Câmara, Eduardo Cunha (PMDB-RJ), a legenda acabou ficando apenas com a presidência da CPI, enquanto a relatoria coube ao PT.

quinta-feira, 12 de fevereiro de 2015

Iporã - Greve dos professores

Os professores da rede estadual de ensino que estiveram participando de uma manifestação contra o “pacotaçõ” do governador Beto Richa no centro da cidade de Iporã na manha desta quinta feira (12), já marcaram um novo movimento. Será amanha (13) as 08h00min no semáforo. A orientação é para que todos grevistas usem vestes na cor branco. Na manha de hoje as vestes foram pretas. 

Todo mundo fala mal da Dilma, até o PT e o Lula

A relação do PT com Dilma Rousseff pode evoluir de tensa para uma situação de "conflito aberto" até junho, mês em que será realizado o congresso nacional da legenda. O partido não estaria disposto a pagar o alto preço da política de ajuste fiscal adotada pelo governo.A previsão é de um integrante da executiva do PT, que diz ser difícil segurar as críticas que devem surgir no congresso com intensidade ainda maior do que a já verificada na reunião de aniversário da sigla. As informações são da Mônica Bergamo, Folha de S. Paulo.

O partido vai pressionar para que ela endosse bandeiras petistas como a adoção da jornada de 40 horas semanais de trabalho, a taxação de grandes fortunas e a regulação da mídia. O ministro Ricardo Berzoini, das Comunicações, disse a dirigentes que Dilma, apesar dos temores, já estaria convencida de que esse último tema deve ser levado adiante.

Ainda que nenhuma das propostas do PT prospere, a presidente ao menos "organizaria uma linguagem de combate" e atrairia o apoio de movimentos sociais e sindicais hoje irritados com ela. E Lula, que aponta internamente, no PT, o que considera problemas do governo, adicionou nova crítica, ao estilo da presidente. "A mulher não consegue dar uma risada", tem dito ele a interlocutores frequentes.

Manifestação

Professores da rede estadual estão concentrados no centro de Iporã. O ato é de manifesto contra o pacotaço do governador Beto Richa. Na última segunda feira um grupo de professores também esteve na câmara de vereadores para pedir apoio aos parlamentares. Os educadores estão em traje de preto. 

terça-feira, 10 de fevereiro de 2015

Papa pede que casais não durmam sem fazer as pazes

O papa Francisco pediu ontem aos casais que passam por problemas que não encerrem o dia "sem fazer as pazes". O pontífice foi ontem à paróquia de San Michele Arcangelo, em um bairro periférico de Roma, onde conversou com doentes e pessoas sem lar, mas também com crianças e jovens que recebem aulas de catequese.
Segundo informou a "RadioVaticana", o papa era esperado por centenas de pessoas que se aproximaram para vê-lo e receber sua bênção. Ali, Francisco visitou doentes e conversou com pessoas sem lar que recebem diariamente a assistência da Comunidade de São Egídio, um movimento laico comprometido com a evangelização e a caridade.
Além disso, o papa trocou ideias com crianças e jovens que fazem aula de catequese, com os quais tirou algumas fotos e aos quais deu alguns conselhos. Assim, em resposta à pergunta de uma das crianças, o bispo de Roma usou a guerra para assegurar que no mundo atual "há (guerras) na Ucrânia e na África porque há ódio". "E quem semeia o ódio?, Jesus? Não, Jesus semeia a paz, o amor. Quando sentir no coração ódio, ciúmes ou inveja, fiquem atentos porque isto provém do diabo", comentou o papa.
Além disso, Francisco deu algumas recomendações aos pais destas crianças aos quais pediu que nunca terminem "o dia sem fazer as pazes".
"Em um casamento o rancor é uma coisa feia. Nunca termine o dia sem fazer as pazes, pelo menos com um gesto", 

Lemos convoca grevista


O deputado Professor Lemos, dirigente emergente do PT do Paraná, usou as redes sociais para convocar os professores e servidores à greve geral das categorias. "Estamos ameaçados de perdemos (sic) nossos direitos conquistados. Precisamos de vocês em Curitiba, na Assembleia Legislativa, acompanhando cada deputado que vote contra este pacote de maldades que fere de morte o servidor público e que prejudicará muito a educação pública e o serviço público no do Paraná", disse Lemos.

PT convoca seus militantes a irem às ruas em defesa do mandato de Dilma. Isso é dançar com a Morte - Ricardo Noblat


O PT tira a Morte para dançar quando convoca seus militantes a vestir vermelho e a ocupar as principais avenidas de 80 cidades do país no dia 15 de março próximo em defesa do mandato da presidente Dilma Rousseff.

O ato será uma resposta aos promotores de manifestação semelhante marcada para esse mesmo dia nas mesmas 80 cidades. Com duas diferenças: essa será pelo impeachment de Dilma. E as pessoas deverão vestir verde e amarelo.

No segundo semestre de 1992, quando avançava o processo político que resultaria na cassação do seu mandato por corrupção, o então presidente Fernando Collor convocou seus simpatizantes a saírem às ruas em defesa do governo vestindo verde e amarelo.

No que deu: milhares de pessoas foram para as ruas vestidas de preto e pedindo a queda de Collor. Foi o gatilho que disparou o impeachment. 

Menos de quatro meses, o presidente estava no chão. Renunciou ao mandato. Mas o Congresso preferiu cassá-lo.

O batom na cueca de Collor havia sido um Fiat Elba comprado para ele por seu tesoureiro de campanha, PC Farias, com sobras de dinheiro de campanha.

PC Farias também pagou despesas da primeira dama Rosane Collor. Tudo mixaria se comparado com os bilhões de reais desviados da Petrobras.

Contudo, pelo menos uma coisa distingue a situação de Collor da atual situação de Dilma. O ex-presidente foi acusado de corrupção praticada durante o seu mandato. Se acusarem Dilma de algo parecido, será pelo que aconteceu no seu mandato anterior.

Ninguém pode ser punido por crime registrado em outro mandato. Que Dilma, porém, não se anime muito com isso.

Impeachment é um processo político, não jurídico. Como dizia o deputado Ulysses Guimarães (PMDB-SP), quando se conta com maioria no Congresso se faz qualquer coisa – menos transformar homem em mulher ou mulher em homem.

Luiz Estevão de Oliveira perdeu seu mandato de senador em 2000 não por que desviou milhões de reais da construção do Fórum Trabalhista de São Paulo, mas porque mentiu ao se defender. Você imagina um político se defender de algo grave sem mentir?

No ano passado, Lula convocou a militância do PT a abraçar o prédio da Petrobras, no Rio, em defesa da empresa. Pouca gente compareceu. Não deu para dar o abraço. Agora, o PT se arrisca de fato a estar tirando a Morte para dançar. Não será por falta de aviso.

Família Arns diz não a Petrobras


A Petrobras tentou homenagear a médica sanitarista Zilda Arns, fundadora da Pastoral da Criança, batizando um dos navios da Transpetro com o nome dela. A família declinou da homenagem. A explicação oficial é a de que a Pastoral da Criança só permite o uso do nome de dona Zilda Arns, morta em um terremoto no Haiti em 2010, para instituições ou eventos públicos, comunitários e sem fins lucrativos. A Petrobras não se encaixaria, já que visa ao lucro.O navio foi batizado com o nome da escritora Zélia Gattai, mulher de Jorge Amado. As informações são de Mônica Bergamo, na Folha de S. Paulo.

Nada muda na ParanaPrevidência

A proposta de reestruturação dos fundos públicos da ParanaPrevidência não altera em nada o pagamento de benefícios para os atuais servidores ativos, aposentados e pensionistas. A Secretaria Estadual de Administração fez cinco perguntas/respostas que esclarecem bem a proposta.

1 – Qual alteração foi proposta?
Pelo projeto de lei, o atual Fundo Previdenciário será extinto e seu patrimônio transferido para o Fundo Financeiro. O Fundo Militar, que remunera os militares da reserva e reformados, continua sem qualquer alteração.

2 – Há critérios para a utilização desse patrimônio?
Sim. Os recursos só podem ser utilizados no pagamento de benefícios previdenciários dos servidores civis, em obediência à Constituição Federal e à Lei Federal n.º 9717/98. OS RECURSOS NÃO PODERÃO SER INCORPORADOS AO TESOURO DO ESTADO.

3 – Haverá aumento de contribuição para o servidor?
Não. O servidor permanece contribuindo com 11%, que é o mínimo exigido pela Constituição Federal.

4 – E o Estado continua com a mesma contribuição?
Não. O Estado vai aportar mais recursos para a previdência. A proposta de projeto de lei prevê que, em 2015, a contrapartida de contribuição previdenciária do Estado sobe de 11% para 16,5%. A partir de 2016, a alíquota será reajustada para 22%.

5 – Há alguma mudança na ParanáPrevidência?
Não. Ela continuará exercendo a função de gestora da previdência social dos servidores no Estado do Paraná, como tem feito até agora.

Novo pacote de Dilma vai arrochar empresas e trabalhadores para fazer caixa de R$ 10 bi


O Ministério do Trabalho deve lançar, até o final de março, programas que devem gerar mais de R$ 10 bilhões em arrecadação extra para os fundos dos trabalhadores (FGTS e FAT) e para a Previdência Social. Entre as medidas, estão o aumento de fiscalização nas empresas e a redução de despesas com programas relacionados à saúde do trabalho. As informações são do Metro/Curitiba.

O ministro do Trabalho, Manoel Dias,afirmou que o governo vai ampliar a fiscalização eletrônica de empresas. A expectativa é que o total de companhias fiscalizadas aumente de 200 mil para 800 mil. Com isso, o governo prevê gerar uma arrecadação extra de R$ 2,7 bilhões.

Outro projeto prevê incluir mais de 500 mil trabalhadores na formalidade somente em 2015, o que deverá render cerca de R$ 2,6 bilhões de arrecadação extra aos fundos dos trabalhadores. O governo também vai aumentar a fiscalização contra as chamadas “doenças profissionais”. Segundo o ministro, são gastos atualmente R$ 70 bilhões com pagamentos de benefícios a trabalhadores que possuem essas doenças. O programa deverá gerar uma arrecadação extra de R$ 1,2 bilhão.

No final do ano passado, o governo anunciou mudanças nos benefícios trabalhistas e previdenciários para economizar R$ 18 bilhões por ano. Durante a reunião com os sindicalistas, Dias ouviu muitas críticas relacionadas às alterações das regras, como a de concessão do seguro-desemprego. Segundo o ministro, não há como revogar as medidas como as centrais sindicais estão pedindo. “Não tem mais como revogar. Agora tem que discutir”, disse.
Bom dia a todos, tive um problema no blog após a publicação do último texto. Solicitamos ajuda ao google.com e as providências já foram tomadas. Agradeço a todos que tem transformado esse blog em um veículo muito importante para informação.  


Visualizações de página por país
Gráfico dos países mais populares entre os visualizadores do blog
Entrada
Visualizações de página
Brasil
49803
Estados Unidos
6379
Alemanha
6180
Rússia
975
Malásia
888
França
318
Ucrânia
237
Canadá
216
China
187
Reino Unido
168
Visualizações de página por navegador
Entrada
Visualizações de página
Chrome
29658 (44%)
Firefox
20658 (30%)
Internet Explorer
10026 (14%)
Safari
2268 (3%)
Mobile Safari
2238 (3%)
OS;FBSV
1184 (1%)
BingPreview
574 (<1 o:p="">
Opera
564 (<1 o:p="">
chromeframe
118 (<1 o:p="">
CriOS
60 (<1 o:p="">
Imagem que mostra os navegadores mais populares
Visualizações de página por sistema operacional
Entrada
Visualizações de página
Windows
51844 (77%)
Linux
5386 (8%)
Android
4656 (6%)
Macintosh
1940 (2%)
iPhone
1854 (2%)
iPad
655 (<1 o:p="">
Other Unix
643 (<1 o:p="">
compatible
72 (<1 o:p="">
Windows NT 6.1
33 (<1 o:p="">
Nokia
23 (<

Abraços a todos!

Gilmar Gil

quinta-feira, 5 de fevereiro de 2015

Pavimentação Nova Santa Helena/ Iporã já tem metade concluída



Maquinários nivelando a estrada por aonde passará o asfalto
As obras de pavimentação do trecho restante entre o distrito de Nova Santa Helena e a sede, num total de 7 quilômetros, já está ultrapassando os 50%. Este trecho foi assumido pela prefeitura de Iporã no ano passado, onde a Administração Municipal está investindo mais de R$ 1 milhão com recursos próprios para conclusão do asfalto.
A primeira parte da pavimentação da rodovia ligando o distrito foi construída pelo então Governo Jaime Lerner, no Programa Caminhos da Educação, há mais de 12 anos. E por conta do conceito de que pavimentação de rodovia é encargo do Estado ou União, a população do distrito de Nova Santa Helena já não mais acreditava que teria a conclusão do asfalto até a sede.
Hoje os moradores não tem mais dúvidas de que em breve o tráfego entre o distrito e sede ficará seguro, confortável e permanente por conta do asfalto.
Para o prefeito Robertinho, a avaliação feita ano passado de que seria possível a obra apenas canalizando impostos arrecadados no município, “é muito gratificante saber que milhares de pessoas serão beneficiadas com mais esta importante obra de nosso governo”.
Em reunião com o secretário municipal de Infraestrutura Urbana e Rural, Carlos Alberto Natali, o prefeito fez uma boa avaliação do andamento das obras, que continuam em ritmo acelerado.

CEMEI´s já atendem crianças até 5 anos

Desde a última segunda-feira, 26, os Centros de Educação Infantil de Iporã abriram as portas para receber mais de 300 crianças matriculadas. O atendimento compreende crianças de zero a 5 anos, em tempo integral.
Em 2014 a prefeitura promoveu a pintura em todos os centros de educação. Alguns prédios receberam reforma e ampliação e sua estrutura física. Além do carinho e dedicação dos profissionais da Educação, as crianças recebem boa alimentação, pois as escolas contam com nutricionista para orientação do cardápio.
O atendimento dos CEMEI´s vem sendo bem avaliado pela comunidade, pois atende as famílias que necessitam dos cuidados dos filhos enquanto desempenham suas atividades diárias.
Devido a reformas no CEMEI Alto da Sanbra, o atendimento está sendo feito pelo centro Lázara Fantin.

quarta-feira, 4 de fevereiro de 2015

População elogia municipalização da Defesa Civil

A municipalização da Defesa Civil de Iporã está sendo elogiada por toda a comunidade. A medida deu maior agilidade e eficiência à corporação.
Os elogios são constantes, principalmente quando do atendimento às chamadas das ocorrências. O pronto atendimento à um princípio de incêndio em um imóvel evitou o pior recentemente. A competência e agilidade dos agentes foi também responsável pelo sucesso no atendimento de um acidente na Av. João XXIII, envolvendo uma motocicleta e um caminhão. E os chamados são constantes, diariamente.
A municipalização da Defesa Civil deu ao município a estrutura física. A Administração Municipal adquiriu uma ambulância, reformou o prédio e promoveu a junção da Guarda Municipal. Neste período o município aumentou o contingente e deu qualificação aos agente para atendimento à população com rapidez. 
O comando da DC está sob responsabilidade de Djair de Freitas.



terça-feira, 3 de fevereiro de 2015

Cavalgada do Zé

Na manha do dia 18 (domingo) dezenas de pessoas estiveram participando de um encontro de cavaleiros no Sitio do Zé Reis. Os tropeiros se encontraram na cidade e de lá se dirigiram à propriedade onde foram surpreendidos com um delicioso almoço. Um cardápio variado de carnes, feijão de corda, arroz, salada e muito mais. Tudo preparado pela dona Nena (esposa do Zé Reis) e equipe. Esse colunista também esteve por lá para saborear os alimentos, com uma ressalva: não fui a cavalo.


Baile do Havaí 2015

Quem participou do Baile do Havaí no Iporã Clube de Campo no dia 17 de janeiro diz que não se arrependeu, pois foi um baile a altura dos melhores já realizados em Iporã. Quem esteve lá garante que foi muito bom. Diante do sucesso são louváveis os elogios aos organizadores e ficamos na espera de 2016 com a expectativa de que um maior número de pessoas participe dos grandes eventos realizados em nossa cidade.