Iporã - Paraná

terça-feira, 26 de março de 2013

Iporã no Encontro dos Gestores Públicos do Esporte.

O município de Iporã esteve entre os 340 municípios do Paraná que mandaram representante no evento que aconteceu entre os dias 21 a 23 de março na cidade de Foz do Iguaçu. A iniciativa do encontro foi do governo paranaense e o objetivo é a troca de experiências entre os gestores do setor esportivo. Os representantes do município de Iporã foram o vereador Marcelo Gomes do Nascimento e o Chefe do Departamento de Esporte Alessandro Lângaro. Além de autoridades políticas, o encontrou contou também com palestrante de alto nível, entre eles o ex- atleta do Corinthians José Ferreira “Neto”. Após o evento, Neto foi fotografado ladeado por Marcelo Gomes (dir) e Alessandro Lângaro (esq).

Vereadores de Iporã, não ao amarelão

Em votação realizada ontem (25) no Plenário José Admir Dário, os vereadores de Iporã, votaram a favor do projeto que altera a Lei n° 832/2006 que determinava ao Poder Executivo a obrigatoriedade do uso da cor amarela nos prédios públicos. O projeto foi de autoria do vereador Edmilson dos Santos (Panela). O pedido de alteração é de autoria do Poder Executivo. A votação ficou 9 a 0, pois até mesmo o autor do projeto Lei criado em 2006 votou a favor, concordando em excluir o “Amarelão”. Na justificativa o autor alegou displicência quanto ao pedido de manifestação por parte do Presidente do Legislativo.




segunda-feira, 25 de março de 2013

Karatecas de Iporã vence etapa do II Open.

Os karatecas Adrian Sallet, Thiago Araújo, Genghis Khan Sales, e Jaidson Farias, estiveram representando o município de Iporã, no II Open do Karate do Kyokushinkaikan, que foi realizado na cidade Ribas do Rio Pardo no Mato Grosso do Sul, no último dia 17 de março. A equipe de Iporã esta sendo preparada pelo Sensei Levi de Souza da Silva (faixa preta, terceiro Dan). A II etapa será realizada na cidade de Iporã entre os dias 18 e dia 19 de maio e deverá contar com karatecas das cidades de Aparecida do Tabuão, Sorocaba e Assis, ambas no estado de São Paulo, do Mato Grosso do Sul, Mundo Novo, Itaquirai, Iguatemi, Eldorados, Dourados, Campo Grande, Ribas do Rio Pardo e Inocência; do Paraná, os municípios são: Iporã, Três Barras, Paranaguá e Londrina. Serão esperados aproximadamente 300 atletas. Os vencedores da II etapa estarão classificados para a fase final que acontecerá na cidade de Congonhas no estado de Minas Gerais no mês de agosto de 2013.  Segundo o Sensei Levi, a equipe recomeçou os treinamentos a pouco mais de um ano e mesmo com poucos e recursos e um local com poucas condições para treinamentos os resultados estão aparecendo. “Alguns empresários da cidade tem nos ajudado com algumas despesas e o prefeito Robertinho já se colocou a disposição para melhor o nosso local de treinamento”, Disse Silva. Confira a colocação dos atletas de Iporã que na etapa disputada no Mato Grosso do Sul. Na categoria adulto médio Thiago Araújo ficou com 1° lugar, na categoria juvenil pesado Genghis Khan Salles ficou com o 2° lugar.

sexta-feira, 22 de março de 2013

Iporã realizará Campanha sobre a Saúde da Voz

A prefeitura municipal de Iporã, através da Secretaria de Saúde do município, estará realizando no mês de abril uma campanha que visa à conscientização da população sobre os cuidados e o risco que se deve ter quanto ao uso da voz. Durante todo o mês de abril será realizado oficinas de voz, palestras e entrega de matérias informativas à população. O mês de abril foi escolhido para a realização da campanha devido à comemoração que ocorrerá no dia 16 do referido mês. O alvo principal são os profissionais que utilizam da voz para o trabalho, tais como: professores, cantores, locutores e funcionários públicos. Para a fonoaudióloga Larissa Valvassore de Almeida, alguns cuidados simples se devem ter para evitar doenças, em alguns casos o câncer também é motivo de preocupação. “Estaremos realizando esta campanha porque entendemos que a voz humana é uma extensão mais forte da nossa personalidade, ela é sem dúvida a identidade sonora, conta quem você é, denuncia o humor, atrai e afasta pessoas e também demonstra problemas de saúde, toda alteração é vivida com angustia e ansiedade,”. Disse Valvassori. Alguns sintomas que podem indicar doenças da voz: irritação e dor de garganta, cansaço ao falar, pigarro, sensação que a voz falha, rouquidão, dificuldades em engolir, entre outras. Além da fonoaudióloga a prefeitura de Iporã vai disponibilizar uma equipe de apoio e o material para a realização da campanha.
Fonoaudióloga Larissa Valvassore de Almeida, vice prefeito e Secretario Municipal de Saúde Aristides A. de Campos e oprefeito Roberto da Silva

quinta-feira, 21 de março de 2013

Polícia diz que Maníaco da Cruz não teria motivos para vir a Umuarama

 Noroeste – Após a descoberta de que Dionathan Celestrino, conhecido como Maníaco da Cruz – por executar as vítimas e deixar o corpo em posição de cruz – já teve um relacionamento com uma menina de Umuarama, houve rumores e hipóteses de que o psicopata poderia estar escondido na região Noroeste do Paraná, depois de fugir da Unidade Educacional de Educação (Unei), de Ponta Porã – MS (392 km de Umuarama), no início do mês. A equipe de investigação da Polícia Civil de Umuarama informou que até o momento não se tem informações de quem seja a mulher que, supostamente, teve um relacionamento com o maníaco. Sobretudo, os investigadores acreditam que seria pouco provável que o assino em série estaria no Noroeste do estado, já que o namoro de Celestrino com a umuaramense teria sido há mais de cinco anos.Antônio Carlos Borges, superintendente da Polícia Civil de Umuarama, afirmou que o assassino não tem motivos para vir a Umuarama, uma vez que não foram localizadas pessoas com qualquer grau de parentesco ou amizade de Celestrino, na cidade e região. “É mais provável que ele [Maníaco da Cruz] tenha fugido para o Paraguai, até porque é uma região mais próxima de Ponta Porã que Umuarama”, destacou Borges.A Polícia Civil de Mato Grosso Civil não descarta a possibilidade de o maníaco ter fugido para o país vizinho. Dionathan Celestrino, atualmente tem 21 anos, e estava detido na Unei de Ponta Porã, por ser considerado um criminoso de alto risco à sociedade. Ele é acusado de cometer vários crimes no Mato Grosso do Sul, em meados de 2008, quando ainda tinha 16 anos.Investigadores do Matro Grosso do Sul acreditam que por ter cumprido os três anos de medida socioeducativa destinada a menores infratores e ter completado 21 anos, Celestrino poderia ter sido solto. Ele só era mantido internado por determinação da Justiça, que se baseou em laudos que atestam que o jovem tem problemas psiquiátricos. Julgamento macabro. A frieza com que Dionathan Celestrino cometeu os crimes ficou marcada na história policial de Mato Grosso do Sul. Ainda adolescente, ele seguia um ritual macabro – uma espécie de julgamento– para decidir pelas mortes das vítimas. Abordadas aleatoriamente, elas eram interrogadas sobre a crença em Deus e a vida sexual. Celestrino concluía que as pessoas que admitiam crer em Deus, mas que já não eram mais virgens, eram "impuras" e, por isso, deveriam morrer. Ele cometeu três homicídios, duas vítimas eram homossexuais. fonte - Umuarama Ilustrado

terça-feira, 19 de março de 2013

Marcelo quer a construção de trevo de acesso a Iporã


Acesso ao frigorifico Larissa

Na sessão ordinária realizada nesta segunda-feira (18), o vereador Marcelo Gomes do Nascimento (PMDB), encaminhou ao plenário da casa duas indicações, onde solicita a construção de trevo de acesso a cidade de Iporã. Os locais indicados são: nas proximidades do frigorífico Larissa e no prolongamento da Avenida João XXIII. O pedido de Gomes é no sentido de oferecer mais segurança aos transeuntes, pois os locais são muito utilizados pela população. “Esse meu pedido vem ao encontro do querem a população e com a construção da obra, ela vai oferecer mais segurança tanto aos pedestres tais como aos motoristas já que os locais são muito utilizados” comentou o vereador. A nossa reportagem esteve acompanhando o vereador em visita ao local e lá podemos presenciar o fluxo de veículos que utilizam do local para ter acesso a cidade de Iporã. Veja as fotos.

Acesso pela Avenida João XXIII


Sibim propõe criação do Programa Vereador Mirim


O vereador João Francisco Sibim, esta propondo aos demais edis a criação do Programa Vereador Mirim/ A Escola vai a Câmara, com o objetivo é dar aos alunos a experiência e com isso despertar aos jovens alunos a importância da participação na vida política. O anuncio foi feito nesta segunda feira (18), no plenário da casa de Leis. O primeiro passo agora é mostrar interesse por parte dos legisladores, com a elaboração e criação do Decreto Legislativo.  A Idéia de Sibim foi bem aceita pelos alunos do Colégio Monteiro Lobato que acompanhavam a Sessão Ordinária. A professora de história e filosofia Ivone Fernandes que acompanhava os alunos durante a visita também mostrou interesse na proposta do vereador. Após o encerramento da sessão os visitantes foram convidados à conhecer as imediações do Plenário José Ademir Dário.


segunda-feira, 18 de março de 2013

Robertinho pede apoio à setor da Agricultura

Em audiência realizada nesta última semana com senador Álvaro Dias, em Brasília o prefeito de Iporã Roberto da Silva entregou ao senador oficio solicitando apoio ao setor agrícola, para Silva há muitos anos a agricultura local vem sofrendo com a falta de projetos que visa o desenvolvimento na zona rural. Segundo Roberto, o senador se comprometeu que vai olhar com carinho para o município, pois sempre que vou solicitada esteve ao lado do povo iporaense.

Legenda: prefeito Roberto da Silva, senador Álvaro Dias e Paulinho Alves prefeito de Mariluz.

sexta-feira, 15 de março de 2013

Iporã estréia hoje na Copa Ubiratã de Handebol

A equipe feminina de handebol sub 15do município de Iporã, já esta na cidade de Ubiratã, onde participará da competição que vai até o dia 17 (domingo). São esperadas para o evento as melhores equipes do Paraná. Segundo o professor Anésio Anderson de Moraes, responsável pelo treinamento da equipe iporanense, a competição servirá de base para preparação da equipe que vai disputar o paranaense sub 18 da categoria no mês de junho e fase dos Jogos da Juventude do Paraná de 2013.  A formação de Iporã iniciou as atividades no inicio de fevereiro e para Anderson, não se pode exigir muito da nova formação. “É prematuro exigir titulo dessa equipe agora, conheço o potencial de cada a atleta, e sei que com muito treino os resultados positivos virão”. Disse o professor. O chefe do Departamento de Esporte Alessandro Lângaro também viajou com a delegação

quinta-feira, 14 de março de 2013

COMUNICADO

CAMPEONATO DE FUTEBOL SUIÇO

DAS ASSOCIAÇÕES
PREFEITURA MUNICIPAL DE IPORÃ E FARMACIA DUCCIFARMA
Edital nº 02
Coordenação do Campeonato Municipal de Futebol Suíço Prefeitura Municipal de Iporã/Duccifarma 2013, Senhor Alessandro Lângaro, Diretor do Departamento de Promoção ao Esporte e Lazer, decide transferir a 16º rodada do Campeonato Municipal de Futebol Suíço 2013 dia 21/03/2013 (Quinta-Feira) para o dia 22/03/2013 (Sexta-Feira).
De se ciência e cumpra-se.
Iporã 13 de março de 2013.
Alessandro Lângaro - Diretor do Departamento de Promoção ao Esporte e Lazer



terça-feira, 12 de março de 2013

Chuva atinge 38 milímetros em Iporã


Muita lama dentro da casa
Uma forte pancada de chuva caiu ontem sobre o município de Iporã, por volta das 16h40min, causando transtorno a vários moradores. No Bairro Ipiranga o volume de água foi tão grande que chegou invadir casas, moradores tiveram muito serviço para retirar lamas do interior das residências e em alguns casos a Defesa Civil foi acionada para auxiliar a população. No centro da cidade a água invadiu a estação rodoviária e dificultou o embarque dos passageiros. Em outro ponto da cidade, na Avenida João XXIII, próximo a CIRETRAN, o muro de uma se rompeu e o volume da água e toda a lama foi parar dentro de uma casa, causando prejuízo para os moradores. A Secretaria de Infraestrutura Urbana e Rural do Município encaminhou uma equipe para atender as vitimas. Segundo técnicos da Cocamar era esperando de 10 a 13 milímetros, mas o volume foi de 38, pegando a população de surpresa. Nem um caso de acidente com vitima foi registrado.
O volume da água encheu de lama algumas casas
Na estação rodoviária, passageiros tiveram dificuldade na hora do embarque
Defesa Civil, foi acionada para atender vitimas



CPI na funerária

O vereador do município de Iporã solicita ao poder executivo que informe sobre a prestação de serviço que o órgão responsável realizou em anos anteriores. Para Sibim com a criação da DAM (Documento de Arrecadação Municipal), que foi de sua autoria, ainda existe duvida sobre o trabalho que foi executado no município. “Tenho duvidas em alguns serviços e por isso busco a informação, dependendo da resposta, vou pedir a instalação de uma CPI (Comissão Parlamentar de Inquérito) para esclarecer os fatos”. Disse o vereador.
João Sibim pede a reativação da Clinica de Transito - Para o vereador João Sibim, a reativação da clinica é muito importante, uma vez que para se fazer exames para renovar a CNH (Carteira Nacional de Habilitação), e necessário que os condutores de veículos se desloquem do município para outra localidade. O serviço já foi realizado no município.

Edmilson (Panela) pergunta, Sibim responde!

O vereador Edmilson dos Santos, disse em plenário não entender por que o prefeito Roberto da Silva estava desfilando com um ônibus velho e sucateado pelas Ruas e Avenidas da cidade na última semana. “O desfile era para ser em veículo novo não em um ônibus todo deteriorado e velho, não entendi. Por que?


Sibim responde, Na mesma sessão João Francisco Sibim, respondeu a pergunta do Panela, ao informar que durante o período em que o ex-prefeito esteve a frente do município, alegou que o veículo estava preso e que o mesmo não podia entrar em funcionamento devido processo de “Sanguessuga”.  “O desfile foi feito para mostrar que o veículo ficou todo esse tempo parado porque o ex-prefeito quis mesmo antes do inicio da ação o veículos já estava parado, o que é pior deixou o ônibus se acabar no tempo, quando comprou tinha todas as condições de trabalho, e o mesmo foi adquirido em 2002 e o veículo é de 1996. Ta velho agora e a culpa você sabe foi o ex-prefeito Cássio Trovo”. Disse Sibim.

Marcelo Gomes quer incentivo ao esporte

O vereador Marcelo Gomes do Nascimento sugere ao Poder Executivo, leis que possam incentivar atletas a defender o município em competições estaduais e nacionais. Para Gomes o esporte de rendimento é um fator muito importante na vida do atleta. “Vimos que antes de chegar ao profissional os atletas passam um bom tempo realizando seus treinamentos e na maioria das vezes não alcança os seus objetivos. A bolsa atleta é uma forma de valorizar e incentivar os treinos para defender o município nas competições de nível estadual” comentou o Edil. O vereador pede ainda projeto de incentivo fiscal, parte de valores arrecadado com impostos, seja aplicado no esporte e ainda criação de pólo esportivo para atender crianças carentes do município.

segunda-feira, 11 de março de 2013

Iporã estréia na XIV Copa Assis de Futebol de Campo


Estádio Municipal Vergílio Bortolotti
 Das três categorias disputada neste sábado (9), no Estádio Municipal Vergílio Bortolotti, na cidade de Iporã, o time da casa venceu em duas categorias e empatou uma. O primeiro confronte de Iporã foi contra o município de Brasilândia do Sul. Na categoria mirim o jogo ficou empatado em 0x0, no infantil Iporã 5x0 Brasilândia do Sul e no juvenil, Iporã 4x2 para a equipe de Brasilândia do Sul. O próximo compromisso de Iporã será na cidade de Alto Piquiri, sábado dia 16 de março. Estão participando do campeonato, Iporã, Cafelândia, Goio-ere, Iracema do Oeste, Marechal Candido Rondon, Terra Roxa, Toledo, Alto Piquiri, Brasilândia do Sul, Formosa do Oeste, Jesuítas, Tupassi, Ubiratã e Assis Chateaubriand. Os atletas de Iporã fazem parte de um projeto de incentivo ao esporte de rendimento que conta com o apoio do governo municipal. Para o prefeito Roberto da Silva (Robertinho), o apoio ao esporte faz parte de sua proposta de governo e para que Iporã volte a ter uma equipe na categoria adulto que represente o município, é necessário que o investimento seja feito nas categorias de base. “Não podemos deixar de incentivar as categorias em especial esses garotos que realmente estão se dedicando nos treinos, só treino não é incentivo, tem que realmente participar de competições e o que depender de nós, estaremos à disposição dos nossos atletas”, disse Robertinho.



sábado, 9 de março de 2013

Bandidos armados invadem e assaltam fazenda, mas acabam presos pela PM


Iporã- Três homens encapuzados e armados praticaram um assalto em uma fazenda no início da manhã de ontem. O fato ocorreu por volta das 05 horas e 50 minutos, na Estrada Caibar, município de Iporã. De acordo com dados da Policia Militar do município, os trabalhadores de uma fazenda foram surpreendidos por assaltantes, quando se preparavam para ordenhar o gado.
O dono da propriedade, identificado como Júlio de Mércio, segundo a polícia, ao perceber uma movimentação estranha, saiu para ver o que estava acontecendo, e ao perceber que se tratava de um assalto tentou correr, mas um dos assaltantes efetuou três disparos de arma de fogo em sua direção. Por sorte nenhum dos tiros o atingiu.
Depois de dominar todas as vítimas, os bandidos se apossaram de uma quantia de R$ 2.300,00, sendo uma parte do dinheiro do proprietário da fazenda e outra de um funcionário, além de levarem oito aparelhos celulares e fugirem no veículo de Júlio, a camionete Ranger, placa EFT 7899 de São José dos Campos.
Policiais militares que foram acionados logo após o roubo, fizeram o alerta para todas as polícias da região e acabaram por localizar a camionete e os bandidos na estrada Chardulo. Os acusados conseguiram empreender fuga adentrando na mata. Foi feito cerco policial, mas não foram localizados.
Uma testemunha relatou aos policiais que um dos assaltantes mancava de uma perna. Diante dessa informação um policial a paisana foi enviado á casa do suspeito, e quando chegou ao local, deparou com dois homens que já foram logo dizendo que estavam voltando de uma pescaria. O policial se identificou, deu voz de prisão aos dois e encaminhou para maiores esclarecimentos. Os dois foram reconhecidos por testemunhas como sendo os homens que praticaram o assalto na fazenda, em seguida apresentados na Delegacia de Polícia Civil de Iporã. De acordo com a Polícia Militar de Iporã, um dos acusados continua foragido.
Até o fechamento desta edição a Policia Civil de Iporã preferiu não informar o nome dos acusados que foram presos, apesar de terem sido ouvidos, assim como as testemunhas.

fonte - Umuarama Ilustrado

sexta-feira, 8 de março de 2013

Equipe Mulheres com Voz realiza sorteio de brindes


Em comemoração ao Dia Internacional da Mulher, o grupo denominado “Mulheres com Voz” da cidade de Iporã, reuniu dezenas de convidadas nesta última quinta feira ((7) na Associação dos funcionários da prefeitura de Iporã. Durante o encontro foi apresentado um vídeo sobre as atividades realizadas pelo movimento e ainda palestra sobre a criação do Dia Internacional da Mulher. Uma das incentivadoras do projeto a primeira dama do município Vanessa Almeida Silva, falou da importância do movimento uma vez que o grupo foi formado com o único objetivo, o trabalho voluntário para melhor a condição de vida dos mais necessitados. “Agradeço todas as pessoas envolvidas neste projeto e afirmo ainda que estamos precisando reforçar a equipe para que mais pessoas possam ser atendidas, pois o presente maior que recebemos é a felicidade das pessoas”, disse Vanessa. Quinze voluntários integram o projeto que iniciou em novembro de 2011.   

quinta-feira, 7 de março de 2013

Iporã terá representante na Miss Paraná

Entre os dias 12 a 15 de maio de 2013, será realizado na cidade de Maringá uma das etapas da Miss Paraná. Desta vez o município de Iporã terá a sua representante. O convite foi feito pela  empresa organizadora. A nossa representante já esta se preparando para o grande feito. Ficaremos na torcida.

Andressa Camoleze Alessi, 20 anos, estudante de Direito

“Doutores da Alegria” entrega cobertores no Hospital Municipal.



Diretores e funcionários do hospital recepcionam o grupo

  No mês de dezembro de 2012, um grupo de mulheres começou fazer a diferencia no município de Iporã, de uma forma organizada iniciaram seus trabalhos, onde o maior beneficiado é a comunidade. Entre as ações realizadas, se destaca aqui, a última realizada no Hospital Municipal. Dentro do mesmo movimento, outro corre paralelo que é o “Doutores da Alegria”. Nesta quarta feira (6), o grupo entregou mais de 50 cobertores no Hospital Municipal, onde serão utilizados pelos pacientes. No mesmo dia uma nova ação, durante o período de visitas aos enfermos, os “Doutores” com cantos de louvor estiveram visitando os pacientes e levando uma mensagem de PAZ.  
Momento da entrea dos cobertores

Durante as visitas


quarta-feira, 6 de março de 2013

A Cesar o que é de Cesar.

 - Peço aos órgãos de imprensa que por gentileza quando “chuparem” matérias deste blog, por favor, fazer o correto e no mínimo citar a fonte. Caso contrário, me coloco a disposição, em tempo disponível, para a produção de matéria sobre o tema desejado.




Unidade de saúde volta circular depois de oito anos.



diretor da rádio Cultura (ovídio) prefeito (Roberto) vice Arisitides 

O veículo ônibus, adaptado com equipamentos odontológico e consultório médico adquirido na gestão da ex-prefeita de Iporã Maria Aparecida Zago Udenal e que ficou parada durando oitos anos na gestão o ex-prefeito Cássio Trovo, voltou circular pelas ruas da cidade nesta última quarta-feira. O atual prefeito Roberto da silva, disse que durante o período de paralisação, quem mais perdeu foi a população, pois além de não atender a comunidade ainda ficou todos esses anos exposto ao temo. “É de ficar indignado como pode deixar um veículo todo esse tempo parada ao invés de estar atendendo a população, nem se quer, colocaram em um local adequado para proteger da chuva e do sol, na verdade foi um verdadeiro abandono”, disse Silva. O veículo foi levado para o pátio da prefeitura, onde deverá passar por uma revisão, depois será feito um levantamento de custos sobre reforma do veículo e se possível, voltar atender a população, informou o prefeito.



Sanepar e Nova Santa Helena lidera Campeonato Suíço

prefeito Robertinho e equipe organizadora do evento
A equipe de futebol suíço da Sanepar é a líder isolada da competição na categoria livre, que vem sendo disputado no município. A equipe está com um aproveitamento de 100% no certame, três vitórias em três jogos. O segundo colocado na chave (A) é a equipe da Sanbra/Esporte &Saúde com três pontos, seguidos por A.A.B. B, Associação de São Tomé/Pizzaria Bene, Iporã Trilha Cross/Depósito de Paula, todas com um ponto ganho. Na chave B - Associação da Cocamar (4) Associação do Bairro Ipiranga/Kelé Veículos (3) Associação do Cedro (3) Associação do Larissa (3) Associação de Vila Nilza (0). No veterano Nova Santa Helena é a líder com seis pontos, dois jogos duas vitórias, seguidos por: Associação de Nova Santa Helena A.A.B. B(3) Associação do Cedro (0), Associação de Vila Nilza (0), na chave B Associação da Sanepar (3) Associação da Cocamar (3) Iporã Clube de Campo (0) Associação do alto da Sambra/Kelé Veículos (0). Confira os jogos da  8ª Rodada dia 07/03/2013 (Quinta-Feira- Local: Associação da Cocamar 19h30min Associação da Cocamar X Associação da Sanepar 21h00min Associação do Cedro X Ass. do Bairro Ipiranga/Kelé Veículos. A competição esta sendo realizado pelo Departamento Municipal de Esporte de Iporã.



terça-feira, 5 de março de 2013

O que pedem os vereadores de Iporã

Em sessão ordinária realizada na segunda feira (4), foram apresentadas algumas sugestões, o vereador Marcelo Gomes do Nascimento comentou das indicações sugeridas: Reformar a academia ATI do bairro Ipiranga, transporte para trabalhadores do Alto da Sanbra ao parque industrial, reestruturar o estacionamento de veículos do antigo calçadão e ampliar também para moto. João Sibim sugere ao termino do asfalto que liga Nova Santa Helena a sede de Iporã e a reforma da casa do Colégio Estadual de Vila Nilza. Os demais não apresentaram indicação.

Novos profissionais na área da saúde - Durante pronunciamento na tribuna, João Sibim informou aos pares da casa e aos presentes, que o prefeito Roberto da Silva, contratou mais dois médicos, e os mesmos iniciaram as atividades no município na próxima semana.
Zangado - Quem saiu zangado da sessão foi o vereador Edmilson dos Santos (Panela), o seu requerimento não foi apreciado pelos pares da casa, e ainda teve que ouvir o vereador Sibim dizer que “Durante 8 anos o vereador Edmilson votou contra os meus requerimentos nesta casa e agora fica nervoso e ainda bate na mesa quando as suas idéias não são compartilhadas”.
Justificativa - Marcelo Gomes que votou contra o requerimento de Edmilson, disse que votou contra o pedido do Edil, uma vez que o prefeito esta fazendo remanejamento de funcionários para preencher vagas esta ai o motivo por não ter convocado aprovados em concurso anterior.
Apaziguando - Em tom mais moderado o vereador Sergio Borges, pediu união entre os vereadores “ Discussão, intrigas, briguinhas não vai levar a nada, temo que nos unir e trabalhar para o bem de Iporã, senão é a população é que sai perdendo”. Os demais não teceram comentários.

Vereadores, Juntos por um boa causa

Quem esteve na câmara de vereadores nesta última segunda feira (4), pode notar que existe projeto que pode unir os nove vereadores. Foi isso que entendi durante a sessão, todos com o mesmo objetivo que é o termino do asfalto que liga o distrito de Nova Santa Helena à sede de Iporã. O vereador Sergio Borges disse em plenário que com o apoio do Panela e do Marquinhos que também são vereadores, eles buscam apoio do deputado federal Dilceu Sperafico, isso na esfera federal o pedido é de R$ 500, 000,00 (quinhentos mil reais), já os demais edis João Sibim, Marcelo, Kele, Joaquim Borges, Dimas, Vanderlei, estão buscando apoio do deputado estadual Nelson Garcia. A supra de R$ 1.500,000,00 (um milhão e quinhentos mil reais). Segundas informações, para o termino da obra serão necessário R$ 3.000.000.00 (três milhões de reais). Caso seja mesmo esse montante e as solicitações serem atendidas, só vai ficar faltando R$ 1.000,000,00 (um milhão). O trecho é de 15 km, já foi construído aproximadamente 8 km no inicio da gestão a ex-prefeita Cidinha Zago, já se passaram quase 16 anos e a obra continua paralisada.  

segunda-feira, 4 de março de 2013

Destaque 2013 da Mundial em Iporã

È comum todo ano empresas credenciadas distribuírem questionários nas cidades para que a população identifique quem são os merecedores para participar de uma confraternização e ainda ter o seu nome ou o nome da empresa em destaque nos órgãos de imprensa. A última que realizou o serviço na cidade de Iporã foi a Mundial Pesquisa. Registro aqui neste espaço alguns empresários e personalidades que foram certificados pela Pesquisa, Vicente Bofi (mercado) Marcelo Gomes do Nascimento (Informática) Cecília e Anselmo Vivi (casal), Adolar Rainerio Schemmer (laboratório) Ronei (advogado).  Colaboração fotográfica é do Foto América  








Balie do Havai - 2013

Foi realizado no dia 19 de janeiro de 2013, o tradicional baile do Havaí na cidade de Iporã. O evento é realizado pela diretoria do Iporã Clube de Campo e mais uma vez a equipe organizadora demonstrou profissionalismo na realização do baile, confira aqui, fotos do evento registrado pela lente dos fotógrafos do Foto América de Iporã.










 










Governo anuncia recurso para educação de Iporã


Professor Alberto Rigobello, anunciando o  recurso
O governador do Paraná Béto Richa anunciou a liberação de R$ 300,00 (trezentos mil reais) que será investido na educação do município de Iporã. O montante de R$ 150,00 mil reais é para ampliação e reforma das dependências do Colégio Estadual. A outra parte do valor será para a Escola Estadual do distrito de Vila Nilza, que será utilizado na reforma da quadra de esporte, cozinha, banheiros dos alunos e pintura do prédio. O anuncio foi feito recentemente na quadra co C.E. I (Colégio Estadual de Iporã), durante visita do diretor do Núcleo Regional da Educação, professor Adalberto Rigobello, do deputado estadual Nelson Garcia, o assessor parlamentar Izaías dos Santos representando o deputado federal doutor Osmar Serraglio, representantes do governo paranaense, prefeito Roberto da Silva, vereadores, autoridades municipais, representantes de associações e estudantes. Durante o anuncio, Alberto Rigobello entregou 21 aparelhos de ar condicionado, 01 fogão, 01 fogão industrial, 360 conjuntos escolares para alunos e 09 conjuntos para os professores. Para o Colégio Estadual do distrito de Vila Nilza 01 fogão com forno, 40 conjuntos escolares para os alunos e 01 conjunto para os professores e para o Colégio Estadual Antenor Pamphilo dos Santos, 01 fogão, 01 forno industrial, 77 conjuntos escolares para alunos e 02 conjuntos para professores, e ainda foi anunciado a possibilidade da construção do refeitório no Colégio. O diretor anfitrião do evento José Sorrilha Baladelli, disse da importante parceria com o governo do estado em especial ao deputado Nelson Garcia que não tem medido esforços para a realização de obras na escola. Para o prefeito Roberto da Silva, o governo tem sido um grande aliado dos prefeitos paranaense e com o apoio do deputado Nelson Garcia e doutor Osmar, o município de Iporã vai voltar a crescer e tornar um município prospero. Ao utilizar a palavra o deputado Nelson Garcia, disse que devido alguns entraves políticos no passado não pode ajudar ainda mais Iporã, mas agora com a eleição vitoriosa do atual prefeito Robertinho, tem a certeza que o município vai se desenvolver. “Sempre tive uma boa votação em Iporã, mas por algumas situações políticas não pude ajudar mais, sei que, com o Robertinho no governo, terei as portas abertas aqui para ajudar e município que sempre me recebeu muito bem”, disse Garcia.


Centenas de alunos prestigiaram o evento 



Autoridades durante a solenidade