Iporã - Paraná

terça-feira, 29 de janeiro de 2013

Formação das comissões


O vereador Wanderlei de Jesus Antunes pediu aos pares da casa, em especial os de oposição a atual administração que usem o bom senso durante as sessões e que as picuinhas não podem ser levadas para o plenário, com o intuído de tumultuar as sessões. “É preciso que sejamos responsáveis por nossas ações já que fomos eleitos temos que estar à disposição do nosso povo a qualquer hora, não guando e hora que o vereador que, estamos aqui, porque recebemos o nosso subsidio todo mês e não estamos aqui para escolher que horas devemos trabalhar”. Comentou Antunes, ao rebater os vereadores Edmilson dos Santos e Sergio Borges quando solicitaram que as comissões se reúnam em determinado horário. O vereador João Sibim disse que enquanto presidente da casa,  respeitará o Regimento Interno da casa de Lei e que não vai tolerar aquele que vem há sessão para tumultuar. A Sessão Extraordinária foi realizada em 29 de janeiro 2013.


















Sessão acalorada na câmara de Iporã

O Projeto de Lei que visa à regulamentação das atividades da Guarda Municipal de Iporã foi motivo de muita discussão durante a sessão extraordinária realizada nesta última terça-feira, no Plenário José Ademir Dário. O vereador Edmilson dos Santos disse que votou contrario por não ter tempo suficiente para analisar o projeto; Para Sergio Borges, o seu voto contrario foi por entender que a Lei tira o poder de trabalho dos funcionários. Para o João Francisco Sibim, da base aliada do prefeito, o seu voto favorável vem ao encontro da necessidade da reestruturação uma vez que o poder concedido a esses profissionais anteriormente, está colocando eles a uma exposição sem proteção. São colocados para correr atrás de bandidos e não podem usar armas de fogo. Os demais não justificaram os votos, o projeto foi aprovado por 4 votos a favor. Contrario três em primeira votação.



sexta-feira, 25 de janeiro de 2013

Campeonato de Suíço começa dia 19 em Iporã


Alessandro Lângaro, chefe do Demartamento de Esporte de Iporã

A nova edição do Campeonato Municipal de Futebol Suíço será organizada pelo Departamento Municipal de Esporte e terá todo apoio da Prefeitura Municipal.
As inscrições para o primeiro Campeonato de Futebol Suíço já estão abertas, ao todo estão sendo esperadas 18 equipes que serão dividas em duas categorias, sendo 8 no veterano e 10 na categoria adultos. Só poderão participar da competição as equipes devidamente inscritas até o dia do arbitral e são necessário a indicação de um local (campo), para mandar os jogos. Outro ponto importante nesta competição é uma parceria formada entre o Departamento  de Esporte e a empresa Vicari Sport sediada na cidade de Palotina; cada equipe participante vai receber um uniforme (jogo de camisas). A parceria se estende também as empresas: Rivel, Ófrasson e Duccifarma. Arbitragem – A equipe de árbitros responsável pela competição será subsidiada pela prefeitura municipal e todos serão do município, uma forma encontrada para a valorização dos profissionais. Para o chefe do departamento de esporte, Professor de Educação Física Alessandro Lângaro, existem bons profissionais no município e todos serão avaliados. “Temos que dar oportunidades aos nossos árbitros, sei do potencial de cada um e sei que essa parceria será de grande valia para todos”. Comentou Lângaro. As partidas serão realizadas nos dias de terças, quartas e sexta-feiras; os horários dos jogos ainda serão definidos. A definição dos grupos acontece dia 8 de fevereiro na (AFPMI) Associação dos Funcionários da Prefeitura Municipal de Iporã, com início marcado para as 19h30min horas. A primeira rodada está prevista para o dia 19 de fevereiro (terça feira). Mais informações pelo telefone 36521843.







quarta-feira, 23 de janeiro de 2013

Entrelinhas


Acelerando as máquinas -
O recentemente nomeado para a pasta da Secretaria de Infraestrutura Urbana e Rural no município de Iporã, Carlos Alberto Natale tem um grande desafio pela frente, o maquinário que herdou da antiga administração esta quase toda comprometida e isso dificultara e muito o seu trabalho. Maquinas pesadas, ônibus até mesmo veículo utilitário precisa urgente de motores para voltar ao trabalho. Pelo jeito o atual prefeito Roberto da Silva está mesmo com um grande abacaxi para descascar. Natale mesmo sem condições para o trabalho, esta suando a camisa.

Organizando a casa
O secretário de Indústria, Comércio e Turismo, Carlos Montagnini está fazendo um levantamento da real situação do Parque Industrial no município de Iporã. O momento requer muito trabalho, pois o novo secretário quer mostrar ao prefeito Roberto Silva às condições referentes a doações de terrenos e as atividades que estão sendo desenvolvidas na Área. A preocupação de Montagnini é saber quais empresas estão trabalhando dentro da lei e quais os terrenos podem ser oferecidos aos empresários que queiram se instalar no município para geração de empregos.

Carlos Montagnini - secretário de Indústria, Comércio e Turismo

 













Prefeitura alerta sobre o uso de inseticidas domésticos
O uso incorreto de inseticidas domésticos pode causar dano à saúde, preocupado com essa pratica comum entre os munícipes, a Secretaria de Saúde do Município de Iporã em parceria com a Regional da Saúde, está através da Vigilância Sanitária orientando a população no sentido de como usar corretamente os inseticidas.  Considerando que a preocupação maior se estenda as áreas que sofrem desmatamento, motivo pela qual ocorre  a ploriferação de insetos, a Vigilância Sanitária, se mostra muito preocupada com o assunto. A responsável pelo Setor Ivanilda Soares de Paula, pede à população que observe o prazo de aplicação dos inseticidas bem como a sua dosagem. “Vejo que esse período é muito delicado e por isso exige mais atenção de todos nós, e se não agir-mos corretamente a situação poderá agravar ainda mais”, comentou Paula. Outras alternativas que devem ser tomadas para conter a invasão dos insetos tais como: mosquitos, baratas, formigas, moscas entre outros, é a colocação de telas nas janelas e manutenção dos quintais limpos. 

Nos bastidores da Câmara

Fiquei sabendo nesta última semana que a primeira Sessão Ordinária do Legislativo de Iporã será em fevereiro e deverá começar com muito assunto. Nos bastidores corre o comentário de que parlamentares estão afiando a língua para pedir informações sobre administração anterior. A quem diga que até pedido de SPI (Comissão Parlamentar de Inquérito), será abordada. A primeira Sessão Ordinária está marcada para o dia 4 do próximo mês, no horário das 19h00min horas.

ICC
O Iporã Clube de Campo realizou mais um Baile do Havaí, quem esteve lá disse que o sistema de Segurança funcionou mais uma vez e tudo ocorreu na mais tranqüilidade possível; a banda que foi contratada para animar  os dançarinos já tinha sido melhor; a cerveja precisava ter mais ponto de venda, e no mais tudo 10. Que venha o Havaí de 2014!
Posto em atendimento
Os postos de saúde do município de Iporã, já voltaram ao atendimento aos munícipes, com a transição de posse o atual prefeito precisava realizar algumas mudanças no setor para melhorar o atendimento a população. Durante o tempo que o serviço ficou interrompido nestas localidades o atendimento foi concentrado no Posto Central.
Limpeza Pública
Já iniciou o trabalho de limpeza pública nas Ruas e Avenidas da cidade de Iporã, com as chuvas que caíram à grama cresceu e o reclama da população já estava começando. Tudo dando tempo ao tempo. Agora é só acelerar.
Futebol suíço
O departamento municipal de esporte de Iporã marcou para o dia 16 de fevereiro a reunião que vai decidir os rumos da competição. Essa será o primeiro passo para resgatar o esporte no município.  
Robertinho com Beto Richa
Roberto da Silva, prefeito de iporã está na capital do estado, a viagem do chefe do Executivo foi no sentido de pleitear recursos para o município. Outro assunto que será colocado em pauta é melhorias na área da segurança; inclusive com aumento do efetivo da PM. Silva retornará na sexta-feira para Iporã.

quarta-feira, 16 de janeiro de 2013

Agnã Zago Silva, representante do estado do Paraná no Kart



Gentileza: Foto América

Estamos registrando, a foto do Piloto de Kart Agnã Zago Silva. Em dezembro de 2012, ele esteve participando das 500 milhas; na categoria Cadete que foi disputada na Cidade de Armação da Penha, no estado de Santa Catarina. Na foto Zago aparece junto ao ex-piloto de Formula 1 Rubens Barrichello. O futuro Campeão reside em Curitiba, ele Neto do senhor Mario Zago, antigo morador da Cidade de Iporã.

terça-feira, 15 de janeiro de 2013

Dengue, Iporã em alto risco.

Um trabalha feito pelos funcionários da Secretária Municipal de Saúde, detectaram vários criadouros com larvas do mosquito transmissor da dengue. A proliferação eleva o município de Iporã a um extremo critico. Esse é momento de colaboração de toda a comunidade, para que não deixe nos quintas recipientes que possam conter água da chuva. Acumulo de lixo também deve ser evitado, somente assim, poderá  se evitar que a população seja vítima da doença, assim como complicações que possa levar a morte

sábado, 12 de janeiro de 2013

Prefeito de Iporã, Robertinho foi eleito ontem novo presidente do Cisa



Umuarama – Reunidos ontem em Umuarama, prefeitos e representantes dos 20 municípios que formam o Consórcio Intermunicipal de Saúde, o Cisa, elegeram por unanimidade o prefeito de Iporã, Roberto da Silva, o Robertinho, para presidir o consórcio a partir de agora. Ele recebe um consórcio com R$ 400 mil em caixa, mais R$ 693 mil para receber dos municípios e convênios. E diz que a meta é melhorar a arrecadação e os serviços prestados aos pacientes da região.
Um dos primeiros problemas para o novo presidente resolver é o atendimento aos municípios que estão em débito com o consórcio. Um exemplo é Alto Piquiri não pagou o consórcio no segundo semestre do ano passado e acumulou uma dívida de R$ 98 mil. O prefeito Elias Pereira da Silva reclamou do corte nos serviços e quer fazer uma renegociação da dívida, porém exige que os munícipes continuem sendo atendidos.
Robertinho informou que a partir da próxima segunda-feira já estará discutindo com os prefeitos as formas e o parcelamento das dívidas para evitar que o atendimento continue suspenso. Na mesma situação estão os municípios de Altônia, Cidade Gaúcha, Francisco Alves e outros que devem para o Cisa.
Robertinho informou ainda que vai verificar a situação da arrecadação junto ao Sistema Único de Saúde(SUS). Em 2010, o Sus repassou em torno de R$ 3,5 milhões ao Cisa e as Prefeituras o mesmo valor. No ano passado, o SUS continuou perto dos R$ 3,5 milhões e os municípios repassaram em torno de R$ 7 milhões. “É uma disparidade muito grande e teremos que avaliar o que está ocorrendo”.
O Cisa atendeu entre abriu e dezembro do ano passado 68.985 consultas agendadas e prestou 51.898 exames e outros procedimentos. Robertinho disse que a meta é ampliar os números de atendimentos para beneficiar um número cada vez maior de pacientes.
Na eleição de ontem também ficou definido o prefeito de Mariluz, Paulo Alves, o Paulinho como vice-presidente. E o coordenar atual, Jorge Luiz Zaneti Pereira vai continuar no cargo na gestão de Robertinho.
Robertinho assume o cargo deixado pelo ex-prefeito de Tapira, Hélio Belter.
MAIORES DEVEDORES DO CISA
Na lista com os nomes dos municípios em débito com o Cisa aparecem em primeiro lugar a cidade de Altônia com uma dívida de R$ 162 mil. O prefeito Amarildo Novato diz que pegou a Prefeitura em situação delicada, ainda está fazendo um levantamento de todas as despesas e outros problemas, mas já tem a convicção de que a dívida com o Cisa precisa ser parcelada. “O importante é manter o atendimento da população”. Também figura na lista o município de Cidade Gaúcha com uma dívida de R$ 129 mil. O prefeito Alexandre Lucena também afirma que a Prefeitura não tem condições de pagar agora a dívida deixada pela administração anterior. Também estão na lista de maiores devedores os municípios de Francisco Alves com R$ 137 mil, Nova Olímpia que deve R$ 78 mil e Alto Piquiri com R$ 98 mil de dívida.
Samu em Cidade Gaúcha
O coordenador do consórcio que está cuidando da implantação do Samu em Umuarama e região, ex-prefeito de Perobal, Almir de Almeida, aproveitou o encontro dos prefeitos ontem para falar sobre a implantação do serviço. E o prefeito de Cidade Gaúcha, Alexandre Lucena aproveitou para reivindicar a instalação de uma base do Samu nesta cidade. Almeida informou que o pedido já foi anotado e a reivindicação será levada adiante com chances de o município ter a base pois está localizado bem no meio do caminho entre Umuarama e Paranavaí.
                                                                 Fonte; Umuarama Ilustrado

Promoção faz seis ganhadores no Natal premiado da ACII



Diretoria da ACII, responsavel pela grande promoção Natal Premiado 2012.

O sorteio aconteceu no dia 29 de dezembro enfrente ao prédio a ACII (Associação Comercial e Empresarial de Iporã), e foi presenciado por dezenas de pessoas. Nesta última promoção que levou o nome de Natal Premiado 2012, o premio de maior valor foi uma Moto Honda Fan 125cc 0 km, os demais prêmios sorteados foram vales compras nos valores de R$ 1.000,00, R$ 800,00, R$ 600,00, R$ 400,00 e R$ 200,00, cada um. Aos poucos a entidade vem recuperando a sua credibilidade uma vez que a nova diretoria tem se esforçado muito para transformar a entidade em uma forte parceira dos seus filiados. Com isso, garantir um poder de compra maior por parte da população de Iporã e seus visitantes. Já que o objetivo maior é não deixar migrar os clientes para outros centros. Oferecendo aqui produtos de qualidades com preços que possam atrair o consumidor.
Veja quem foram os ganhadores da promoção realizada em dezembro de 2012, reportagem fotográfica Foto América de Iporã, fone (44) 3652 1294.
        Moto Honda Fan 0km 125cc Antonio Barbosa
 
        Vale-compra R$ 1.000,00      Isabel Pires
 
       Vale-compra R$ 200,00         Marcos Poli
       Vale-compra R$ 400,00         Lucilene Rodrigues
       Vale-compra R$ 600,00         Carlos Henrique
       Vale-compra R$ 800,00         Neusa C. de Lima
 

sexta-feira, 11 de janeiro de 2013

Robertinho inicia reestruturação no setor administrativo

Roberto da Silva: Prefeito de Iporã
           O prefeito do município de Iporã vem trabalhando desde o início de seu governo, para reestruturar as secretarias e departamentos administrativos. A primeira medida a ser tomada foi o recolhimento de alguns veículos; que vinham sendo utilizados nas secretarias da Educação, Obras e Viação, Indústria e Comercio, e Guarda Municipal. A iniciativa vem ao encontro da necessidade de implantação do novo Plano de Governo. Algumas secretarias não pararam as sua atividades por prestarem serviços essenciais. - Guarda Municipal. Além da reestruturação, o governo municipal estuda a modificação e regulamentação de suas atividades. Nesta última sexta feira (11), em reunião entre assessoria Jurídica e a secretária de Administração, Segurança Publica e Desenvolvimento discutiram-se idéias para alterar a Lei municipal, visando oferecer mais segurança ao seu próprio efetivo e a população; observando-se os princípios da orientação e prevenção, em colaboração mútua com a Defesa Civil. O novo sistema de governo será implantado dentro de até quarenta e cinco dias.

quinta-feira, 10 de janeiro de 2013

Robertinho se reúne com equipe de trabalho

    Em reunião realizada nesta última segunda feira (9), o prefeito do município de Iporã Roberto Silva, pediu agilidade de sua equipe de trabalho. Para Robertinho o desafio é grande e o momento necessita de muito esforço para que as coisas realmente aconteçam no município. “Sei que teremos muito trabalho, pois recebi o município com muitos problemas para resolver, mas foi para isso que fui eleito, estou muito animado; e sei que posso contar com cada um de vocês, e juntos vamos realizar uma administração voltada para todos; quero dizer a todos vocês que estão aqui em especial quem acreditou na nossa proposta de governo; Robertinho prefeito, sinta-se todos prefeitos também”. Finalizou. Roberto Silva foi eleito com quase 59% dos votos.


sábado, 5 de janeiro de 2013

Robertinho é empossado prefeito em Iporã.



O empresário Roberto Silva, eleito na eleição do dia 7 se outubro, foi empossado ao cargo de prefeito no último dia 1º de janeiro. A solenidade aconteceu no plenário da Câmara Municipal de vereadores, e contou com a presença de centenas de convidados. Em seu discurso, Silva agradeceu os presentes e a equipe de trabalho pelo desempenho durante a campanha; e ainda fez referencia aos adversários; lembrando que o período de campanha já passou e que agora o objetivo maior é administrar para todos. “quero durante o meu governo realizar um trabalho voltado para toda a coletividade, pois o nosso lema de campanha foi um Iporã para Todos, e agora eleito, não seremos diferente durante a gestão; coloco-me a disposição e convido aos vereadores que não são da base aliada para que juntos possamos trabalhar em prol do nosso povo”, comentou Roberto. Transmissão de posse – após ser empossado o prefeito Roberto Silva foi acompanhado pelos convidados até o Paço Municipal onde se reuniu com o ex-chefe do executivo Cássio Trovo, para formalizarem a transição de posse. Durante a solenidade; Robertinho recebeu as chaves da prefeitura e mais uma vez ao utilizar a palavra lembrou-se das pessoas que a conduziram ao cargo de prefeito “quero dizer à todos vocês que estão aqui em especial quem acreditou na nossa proposta de governo; Robertinho prefeito, sintam-se todos prefeitos também, porque vamos administrar para todos”. Finalizou. Roberto Silva foi eleito com quase 59% dos votos.
 O vice-prefeito Aristides Antônio de Campos ao ser empossado também prestou juramento ao cargo que lhe foi conferido, e prometeu trabalhar com todas as forças para fazer da saúde de Iporã uma das melhores da região.


Apoio dos familiares foi fundamental para a vitória dos eleitos e serão de suma importância para que os representantes do povo realizem um bom trabalho no Executivo e Legislativo
 O plenário da Câmara ficou pequeno e muitos convidados tiveram que acompanhar a solenidade do lado de fora da Casa de Leis. Um serviço de som foi instalado para que todos ouvissem o que estava acontecendo do lado de dentro da Câmara. 
 A professora Mirian Benevenuto foi quem executou o Hino do Brasil e do município durante a solenidade

 Após receberem as chaves da prefeitura o prefeito Roberto e o vice Aristides exibem para os convidados. Esta solenidade aconteceu dentro da prefeitura. 

 
 João Sibim comandará a presidência do Legislativo neste ano, o vice-eleito Jubineis, primeiro secretário Marcelo Gomes do Nascimento, e o segundo secretário eleito; foi Vanderlei Antunes. A chapa vencedora obteve seis dos nove votos. A chapa derrotada ficou com o restante.






Avenida Presidente Castelo Branco, centro de Iporã - Telefone:. (44) 3652 12 94